EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dinâmica da Lição 12: Exortações Gerais (Adultos)


1ª Dinâmica: Estudo de casos nas exortações gerais a Tito

Objetivo:
Levar os alunos a incorporar as exortações gerais a Tito

Materiais didáticos:
Lição de adulto da EBD
Dicionário de português
Comentários bíblicos
Papel ofício
caneta

Atividade didática:


Esta é uma lição dividida em vários assuntos bem distintos, com aplicações muito variadas. O autor apresentou os assuntos como um estudo dirigido, versículo por versículo. A ideia é aproveitar essa proposta, incentivando os alunos a fazerem esse estudo, trocando ideias com colegas e consultando as dúvidas com o professor.
Para isso, providencie um dicionário da língua portuguesa e comentários bíblicos no livro de Tito que estiver ao seu alcance e coloque à disposição da turma. É importante entender que se o professor não conseguir os comentários bíblicos a atividade pode ser feita apenas com a lição.
Divida a classe em três grupos. Cada grupo ficará responsável por um tópico. Distribua entre eles os comentários bíblicos que você conseguiu.
Faça a leitura de Tito 2.1-8.
Oriente os grupos a relerem o capítulo, versículo por versículo, acompanhando a explicação de cada um deles na revista e no comentário bíblico disponível. Dessa maneira, eles lerão um versículo na Bíblia e a explicação correspondente na revista e no comentário bíblico, e assim sucessivamente até concluir o seu tópico.
Ao concluírem o estudo dirigido, os grupos deverão escolher os pontos que acharam mais interessantes, ou mais relevantes para a igreja, ou que mais tocaram o coração, para compartilhar com a classe.
Combine entre 5 a 8 minutos para a apresentação de cada grupo.
Para ajudá-los a trabalhar de maneira eficiente, sugira a cada grupo:
• um líder capaz de orientar a discussão;
• Que as ideias do grupo sejam anotadas em um papel;
• Cuidado no controle do tempo;
Durante todo o processo de trabalho em grupos, circule entre eles, supervisionando-os, orientando-os, incentivando-os, esclarecendo dúvidas, ajudando os grupos mais fracos e certificando-se da participação de todos no estudo dirigido.
Terminado o tempo, ouça a contribuição dos grupos de maneira alternada, por exemplo, ouça o primeiro grupo, depois o segundo e, por fim, apresentam o terceiro. Quando necessário, comente os pontos destacados pelos grupos, fazendo aplicações.

Por Escriba Digital


2ª Dinâmica: Igreja para todos
Objetivo: Refletir sobre a importância da igreja agregar todas as faixas etárias e grupos específicos, tratando-os de forma adequada.
Material:
Palavras digitadas: Crianças, Adolescentes, Jovens, Senhoras, Senhores, Idosos, Idosas e Pessoas portadoras de necessidades especiais.
A quantidade vai depender do número de alunos. Para que todos os alunos tenham uma identificação, as palavras poderão ser repetidas.
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
- Coloquem identificações(descritas abaixo) nos alunos, utilizando uma fita adesiva ou outro material que fique fixado na roupa do aluno. Todos os alunos devem ter uma identificação, as palavras poderão ser repetidas.
Crianças
Adolescentes
Jovens
Senhoras
Senhores
Idosos
Idosas
Pessoas portadoras de necessidades especiais
- Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já!
Vai sobrar sempre uma pessoa.
 - Perguntem para a pessoa que ficou sozinha(observem e falem qual a identificação deste aluno):
Como você se sentiu por não está formando uma dupla?
É ruim não está incluído?
- Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
- Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número ímpar.
Falem que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
- Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
Haverá alguém que conseguiu formar dupla e em outro momento ficar “excluído”.
Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
– Depois, enfatizem a importância:
Da inclusão do plano da Salvação, por isso fomos alcançados. Leiam João 3.16, enfatizando as palavras “Deus amou o mundo” e “para que todo aquele que nele crer”.
Da Igreja agregar todas as faixas etárias e grupos específicos, tratando-os de forma adequada.
De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade e comunhão.
– Para concluir, leiam At 10.34:
“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário