EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

Dinâmicas



Dinâmica: Apenas Um Clique!

Objetivo:
Refletir sobre o uso da Internet.
Alertar sobre os relacionamentos nas redes sociais, a exposição pessoal muito comum entre os jovens.

Material:
½  de uma cartolina de cor verde e vermelha
02 pincéis atômicos

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
- Perguntem: De que modo vocês acessam a internet?
As respostas devem girar em torno do acesso em casa, na escola, na rua, através de celular, computador, tablet etc.
- Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades, até para quem não tem computador em casa, que pode acessar numa lan-house com preço muito pequeno.
- Agora, apresentem para os alunos ½ de cartolina, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas perguntas:
Na verde: Quais os pontos positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado direito.
Entreguem a folha vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem observando a atividade e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.
- Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
Reflitam sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado, proibição.
- Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos benefícios e malefícios para a formação do caráter do adolescente.
Deixem claro a importância da Internet e a necessidade de sua utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é apenas um clique, que depende de sua vontade e autocontrole.
- Alertem sobre os relacionamentos nas redes sociais, a exposição pessoal muito comum entre os jovens.
- Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmos 1:1-2
 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”. I Co 15.33
 “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...” Cl 2.8ª
“Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101:3ª

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Construindo relacionamentos duradouros

Objetivo:
Trazer dicas importantes para se ter amizades e relacionamentos duradouros
Material didático:
Frases impressas em papel ofício ou A4
Atividade didática:
Antes da Aula:
Imprima as dicas sugeridas logo abaixo, no maior tamanho possível da folha.
Durante a Aula:
Reúna a turma em círculo, em seguida pergunte: Por que os relacionamentos dos dias atuais estão tão descartáveis? Vocês acham que os relacionamentos entre pessoas deveriam ser mais duradouros? Ouça as respostas atentamente, logo após fale que você irá apresentar algumas dicas que irão ajudar a termos relacionamentos duradouros. Apresente as frases sugeridas logo abaixo, uma a uma, discutindo sobre elas:

Frases sugeridas para discussão:
Respeite as pessoas, trate-as bem;
Aprenda a confiar nas pessoas;
Saiba retribuir as boas palavras e ações das pessoas que se relacionam com você;
Através de atitudes nobres, procure desertar no outro sentimentos de afeto, carinho e amizade;
Não tenha vergonha de demonstrar carinho e admiração em seus relacionamentos;
Não permita que pelo fato de você pensar diferente isso atrapalhe seu relacionamento;
Use a tecnologia a seu favor, mas sem desprezar os que estão pertos;
Aprenda a perdoar. Compreenda que assim como as pessoas falham com você, você também falha com as pessoas.

Encerre dizendo que um relacionamento duradouro só é possível se estivermos disposto a renunciar o nosso EU e nos esforçarmos para melhorar a cada dia as nossas relações com o nosso próximo. Um bom relacionamento não cai do céu de forma automática, ele é construído passo a passo. Não espere que o outro faça aquilo que você tem que fazer.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Dinâmica: Telefone Sem Fio

Objetivo:
Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.

Material:
Um pequeno texto(vejam no procedimento)

Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi: chocolates, balas de vários sabores,  pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes,  torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila do caixa para pagar,  mas,  quando chegou minha vez de ser atendido,  o sistema saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que esperar, se pudesse.  Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


Dinâmica: O cuidado com o que falamos
Objetivo:
Evidencia que o que falamos revela quem somos
Material didático:
Quadro de giz ou branco
Giz ou lápis para quadro branco
Atividade didática:
Faça uma pequena experiência com seus alunos. Chegue junto do primeiro aluno e diga-lhe uma frase ao ouvido. Peça que um vá passando para o outro, sempre em forma de cochicho Quando o último receber a mensagem, peça-lhe que diga em voz alta o que ouviu. Muito provavelmente, a mensagem estará diferente daquela que você passou para o primeiro aluno. Faça um comentário sobre isto e diga para seus alunos que Salomão está chamando a atenção para este e todos os outros fatos que envolvem o nosso falar, como:
1. Palavras distorcidas
2. Palavras com duplo sentido
3. Palavras ferinas
4. Palavras maliciosas
5. Palavras sem conteúdo, ocas, etc.

Neste momento solicite que citem modos de falar que evidenciam nossa identificação com o falar do mundo pecaminoso. Escreva no quadro as sugestões dos alunos:
1.
2.
3.
etc.
Discuta com os alunos as sugestões apresentadas, depois, peça para que eles citem modos de falar que evidenciam o viver de autêntico cristão. Escreva as respostas dos alunos no quadro, e mais uma vez faça uma discussão sadia sobre o assunto.
1.
2.
3.
etc.
 Encerre a dinâmica trazendo a seguinte reflexão: Ao nos convertermos, todos nós entramos num processo de crescimento. Nascidos do alto, de Deus, somos geração de Deus. Assim como o filho traz as marcas genéticas de seus pais, as quais se acentuam à medida que ele cresce, se somos filhos de Deus, vamos trazer marcas do Seu caráter. O processo de mudança não é instantâneo, mas tem início ao nos convertermos. O alvo de Deus para nós é que sejamos perfeitos, como Ele é perfeito, manifestando Seu caráter em nossa vida. Os pecados cometidos pelo falar são os mais difíceis de abandonar. São os que mais relutamos em permitir que Deus elimine. Se você domina a língua, não importa se ainda é jovem, no entanto chegou exercer um verdadeiro caráter cristão.

Fonte: Tiago a fé em ação. Editora Cristã Evangélica

Adaptação da dinâmica: Escriba Digital



Dinâmica: O uso da Língua
Objetivo:
 Refletir sobre como  estamos usando a nossa língua.
Material didático:
Cinco Recipientes (vasilhas) que estejam com as aparências bonitas, resto de lixo, pimenta, cebola inteira e cortada em pedaços, limão (um pode ser descascado) Balas doces.
Atividade didática:
Em cada recipiente deverá ser colocado os seguintes itens:
. resto de lixo
. pimenta
. cebola inteira e cortada em pedaços
. limão (um pode ser descascado)
. balas doces

À medida que a você vai conversando com a turma, destacando cada um dos itens das recipientes, pode-se pedir aos alunos que venham ajudar, abrindo as vasilhas.
Mostre que as pessoas hoje estão muito preocupadas com a beleza e a higiene da boca. Isto é muito bom.
As mulheres passam batom e todos escovam os dentes, outros usam enxaguante bucal, chupam balas. Mas nem todo mundo está preocupado com aquilo que sai da boca.
Deus fez a nossa boca para que nós falemos coisas boas, palavras que abençoem as pessoas, que confortem que encorajem, que animem, mas nem sempre é assim.
 Vejam estas vasilhas(Mostre as vasilhas).
Tão bonitas por fora, mas vamos ver o que há dentro delas?
(Agora comece a mostrar o que tem em cada recipiente fazendo as devidas aplicações para cada um deles. A apresentação de cada recipiente vai depender da ordem como as pessoas escolherem, mas a vasilha com balas deverá ser a última).


LIXO - O lixo simboliza as palavras feias, mentiras, palavrões, em Efésios 4:29 lemos que nenhuma palavra suja deve sair da nossa boca (Leia com os alunos o texto bíblico).

PIMENTA - A pimenta simboliza as palavras picantes, fofocas, etc. No Salmo 141:3 o salmista pede que Deus coloque uma guarda na sua boca, e em Provérbios 11:9 lemos que a pessoa que não ama a Deus usa a boca para destruir, falar mal do outro (Leia com os alunos o texto bíblico).

CEBOLA - A cebola simboliza as palavras duras que ferem, machucam, que fazem os outros chorarem, em Tiago 3:10 lemos que da nossa boca devem sair palavras que abençoem e edifiquem (Leia com os alunos o texto bíblico).

LIMÃO - O limão é azedo, ele simboliza as palavras azedas, só reclamam, nada está bom, não consegue agradecer por nada, nem elogiar, só vê defeitos, em Filipenses 2:4 lemos que devemos fazer todas as coisas sem murmurações, reclamações (Leia com os alunos o texto bíblico).





BALAS - O bombom é doce, gostoso, assim deve ser a palavra que sai da nossa boca, em Efésios 4:29 lemos que a palavra que sai de nossa boca deve servir para edificação (Leia com os alunos o texto bíblico).

Conclua a dinâmica usando o método socrático (perguntas e respostas)
-Como foi que estas coisas entraram dentro dessas vasilhas?
Alguém as colocou aí.
A bíblia fala que a boca fala do que o nosso coração está cheio.   
-O que estamos colocando em nosso coração?
-O que estamos lendo, vendo, o que estamos ouvindo?
-Vamos pedir a Deus que nos ajude a só colocarmos coisas boas dentro do nosso coração?
Há pessoas que devem, inclusive, pedir a Deus por um coração novo, pois este que tem já está muito sujo.

Fonte: Manual Prático Para o Culto Infantil
Autores: Rawderson Rangel e Manoel Xavier.
Adaptação da dinâmica: Escriba Digital



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Dinâmica: Tô Ligado!

Objetivo: Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.

Material:
01 globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma bola)
Nomes digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais.

Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
- Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
- Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
- Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
- Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o globo)
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
- Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que o tema da aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia através de diversos meios de comunicação, enfatizando o virtual.
- Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
- Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as pessoas.
- Perguntem:
Através de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, aproveitando as respostas, falem sobre:
O tempo que eles se mantêm conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e negativas.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...”
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: As redes sociais

Objetivo:
Mostrar aos alunos os perigos e benefícios das redes sociais

Material didático:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Materiais para pesquisas

Atividade didática:
Durante a semana busque na internet, jornal , revista e outras fontes informações sobre os perigos das redes sociais. Pesquise também sobre os benefícios das redes sociais. No dia da aula divida a turma em dois grupos, passe as informações de suas pesquisas para cada grupo. Dê também a cada grupo uma cartolina e um pincel atômico. O grupo um irá anotar na cartolina os perigos das redes sociais, enquanto que o grupo dois irá escrever de forma sistematizada os benefícios das redes sociais. Dê a eles entre dez a quinze minutos para fazeres suas pesquisas e anotações. Ao final peça para que um representante de cada grupo apresente suas pesquisas e anotações. Cada aluno terá entre cinco a dez minutos para fazer sua exposição. Encerre a dinâmica trazendo uma palavra de fechamento sobre o assunto.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital



Dinâmica: Estamos no mesmo barco

Objetivo: Estudar o tema da violência social, de forma contextualizada.

Material:
Reportagens sobre diversos tipos de violência

Procedimento:
- Entreguem para os alunos várias reportagens sobre violência.
- Peçam para que eles agrupem estas reportagens por tipo de violência.
- Perguntem: Quantos aqui na classe sofreram algum tipo de violência social?
Certamente, quase a totalidade da turma vai responder que sim. Aguardem as respostas e comecem a tabular a quantidade de acordo com o tipo de violência, por exemplo: assalto, roubo, bullying, assassinato, assédio moral e/ou sexual, perseguição, sequestro etc.
Façam uma abordagem mesmo sucinta sobre a violência doméstica, Lei no 11.340/06(conhecida como Lei Maria da Penha). Há outra violência que não pode ser esquecida que é o Bullying, pois há crianças, adolescentes e jovens sofrendo este tipo de violência dos colegas e estão calados, passando por situações constrangedoras e humilhantes na escola, e, seus pais e eles mesmos precisam denunciar estes fatos.
Procurem informações sobre estes tipos de violência num site de busca, nos quais vocês poderão ler sobre isto.
- Falem de exemplos registrados na Bíblia sobre violência, como: Caim que matou Abel, Lameque que matou duas pessoas e o homem da parábola do Bom Samaritano que também sofreu violência.
- Falem: A origem da violência está no pecado e que Caim cometeu o primeiro assassinato (Gn. 6.5). 
O que podemos concluir? Abel, o homem da parábola e nós passamos por situações semelhantes, isto é, somos também vítimas de violência. A violência não é algo do mundo moderno. Estamos no mesmo barco.
Mas, lembrem-se de que Jesus está conosco no barco, quando somos surpreendidos pelas tempestades da vida. Leiam Mt 4.34 a 41.
- Agora, trabalhem os demais pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Os Laços deste mundo

Objetivo:
Alertar-nos contra a depravação deste mundo e, como fugirmos dela
Material didático:
Estória: O Caminho perigoso do qual ninguém volta
Atividade didática:
Chame a atenção dos alunos para o significado da palavra laço; explique que nesta dinâmica ela será usada em sentido figurado, a fim de que fique bem demonstrado o sentido do pecado em relação à nossa vida.
Diga aos alunos que irá contar uma história retirada da Coletânea de Mil Ilustrações Selecionadas, e que essa história mostrará bem o que significam os laços do pecado.
O Caminho perigoso do qual ninguém volta
Conta-se a história de uma velha e sábia raposa que estava para entrar em uma cova onde os numerosos rastros de suas companheiras lhe diziam que uma multidão de raposas já havia entrado antes dela.
Achando-se justamente na entrada, hesitou, porque notou que todos os rastros iam na mesma direção - todos mostravam que haviam entrado na cova, mas nenhum voltara. Depois de um momento gasto em aparente meditação, ela voltou-se e foi embora.
Nos nossos dias, muitas são as cavernas em que os homens estão entrando, nas quais só há pegadas apontando para dentro. Há lugares de diversões, antros de vício, sim, mesmo palácios de iniquidade, que atraem pessoas de ambos os sexos. Muitos estão à porta, começando a descer pelo caminho da perdição. Todos os vestígios à entrada apontam para uma direção, porque poucos entram pelos portais do pecado e voltam. Se alguns poucos voltam, suas pegadas são apagadas pelos passos apressados da grande multidão que se lança para a destruição certa.
A porta por onde hoje entras pode conduzir-te à cova do hábito, a uma vida de escravidão. Poucos dos que adquirem maus hábitos voltam atrás. A porta que está diante de ti hoje pode ser a do sexo fora do casamento; e se esse portal for transposto, pode ser a entrada para uma vida de miséria, desgraça, remorso e escravidão.
Comente rapidamente o significado desse texto. Em seguida pergunte:
- Alguém aqui já se viu envolvido pelos laços do pecado, por exemplo? Como aconteceu isso? Como você se livrou dele?
- Porque alguns de nós, cristãos, caiamos nos laços dos prazeres insaciáveis da carne?
- Como fugir dos laços da depravação sexual dos dias atuais?
- Alguém aqui já foi envolvido pelos laços da beleza deste mundo? Qual foi a sua experiência, neste sentido?
Por meio desse rápido momento com seus alunos, você estará usando a experiência deles para ilustrar o conteúdo da lição.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Adaptação da dinâmica: Escriba Digital



Dinâmica: Relacionamento sentimental

Objetivo: Refletir sobre os ingredientes para um excelente relacionamento sentimental.

Material:
01 bala ou 01 pirulito com formato de coração para cada aluno
Observação: se desejarem simular o que está descrito no procedimento, utilizem os materiais abaixo:
01 tigela transparente
01 caneta
Papel colorido para escrever algumas palavras
Uma colher
Uma forma de bolo ou outro objeto com formato de coração

Procedimento:
- Vamos elaborar uma receita de para um excelente relacionamento sentimental?
Quais ingredientes não podem faltar entre o casal?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
O nome de cada ingrediente deve ser escrito em papel pequeno e colorido.
- Vejam algumas sugestões de ingredientes e quantidade:
7 colheres de carinho
7 colheres de companheirismo
7 colheres de compreensão
7 colheres de respeito
7 colheres de sinceridade
7 colheres de fidelidade
7 colheres de saudade
7 colheres de cumplicidade
7 colheres de abraço
7 colheres de beijo
7 colheres de fermento do amor
Observação: o número 7 foi escolhido por se tratar do número da perfeição, mas vocês podem escolher outro.
- Agora, vamos ao modo de preparar:
Junte todos os ingredientes numa tigela transparente da vida conjugal, que deverá estar limpa.  Mexa com uma colher da união. Enquanto mexe, ore, vigie e cante. Despeje a massa numa forma do desprendimento untada com tolerância. Coloque no forno do coração, durante o tempo necessário para que a massa cresça e fique pronta, depois recheie e cubra com felicidade. Desenforme e sirva quente para duas pessoas de forma generosa.
Cuidado! Não coloque na geladeira, pois se ficar frio perde o sabor.
- Para concluir, distribuam 01 bala ou 01 pirulito em forma de coração para cada aluno.
Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Amor ou Paixão

Objetivos:
Refletir sobre relacionamento verdadeiro
Aprender a diferenciar entre amor e paixão
Material didático:
2 cartolinas guache
Pincel atômico
Atividade didática:
ANTES DA AULA:
Confeccione dois cartazes utilizando cartolina guache e pincel atômico: o primeiro mostrando as características do verdadeiro amor enquanto que o segundo trazendo os aspectos da paixão. Procure unir um próximo ao outro conforme modelo logo abaixo.
DURANTE A AULA
Ao final da aula divida a turma em dois grupos. Coloque o cartaz em um local visível. Fale que um grupo irá explicar cada uma das características do verdadeiro amor, enquanto que o segundo grupo irá apresentar os aspectos da paixão. Leia cada característica, uma de cada grupo, em seguida eles farão o que entenderam. Assim será feito com a segunda a terceira até a última.

AMOR
PAIXÃO
O QUE MAIS ATRAI É O CARÁTER
O QUE MAIS ATRAI SÃO OS OLHOS
ADMIRA QUE ELE REALMENTE É
ADMIRA PELO SEU CORPO BONITO
REALACIONAMENTO ESTÁVEL
REALACIONAMENTO INSTÁVEL
SÓ EXISTE VERDADE
EXISTE MUITAS MENTIRAS
NÃO É EGOÍSTA, POIS PENSA NO OUTRO
É EGOÍSTA, POIS PENSA EM SI
CONFIA POIS CONHECE A PESSOA AMADA
INSEGURANÇA, VIVE COM CIÚMES
CALMO E PROTETOR
AGITADO E AGRESSIVO
BUSCA CONHECER A VONTADE DE DEUS
SÓ DESEJA FAZER A SUA VONTADE

Encerre mostrando que uma pessoa que ama se comporta de forma diferente da que está apaixonada. O amor, normalmente, está relacionado a um sentimento bonito, estável e sereno, mais controlável e menos temido, enquanto a paixão quando nos invade, domina nossos pensamentos, é tida como arrebatadora, turbulenta e, muitas vezes, sofrida e egoísta.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Diigtal



Dinâmica: Faça o que o Mestre mandar

Objetivo:
Refletir sobre a obediência a Cristo e a Sua Palavra.

Material:
Uma venda

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos, enfatizando a importância de conhecermos o Mestre e Sua Palavra.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros ensinos
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer a Cristo e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia Original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Dinâmica: A sabedoria no livro de provérbios

Objetivo:
Mostrar a importância da sabedoria divina na vida prática do cristão.

Material didático:
Cartolina Guache
Pincel atômico
História: Um velho sábio

Atividade didática:
Coloque em um local visível um pequeno cartaz com o significado da palavra sabedoria.
Sabedoria = prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão.
Analise esse conceito, dando bastante atenção à palavra sensatez. Conte a história que segue.

História: Um velho sábio
Diz uma lenda que existia um velho que tudo sabia e tudo adivinhava. Certo dia, dois meninos resolveram pôr o sábio à prova.
"Vamos levar um passarinho vivo, escondido na mão, e perguntar a ele: ‘Está vivo ou morto?’ Se ele disser que está morto, a gente solta o passarinho vivo. Se disser que está vivo, a gente esmaga o passarinho na mão e mostra que ele errou."
Dito e feito.
"Que é que eu tenho na mão?", perguntou um dos garotos.
"Um passarinho", afirmou o sábio.
"Está vivo ou morto?"
O velho olhou o menino no fundo dos olhos e respondeu:
"A resposta está em suas mãos".
Pergunte:
1. Que teria ocorrido, se ele tivesse escolhido uma das opções dadas pelo garoto?
2. O home da história era sábio ou inteligente?
3. Ao responder de tal forma, o velho agiu sabiamente ou quis fugir da questão para se livrar de uma situação difícil?
4. O cristão que não teme ao Senhor, no entanto é uma pessoa muito inteligente, pode-se dizer que ele tem a sabedoria de Deus em sua vida? Por que?
5. Qual a importância prática da sabedoria de Deus na vida de um cristão?

Diga que o livro de Provérbios é um verdadeiro compêndio da sabedoria do povo hebreu. São sentenças curtas, porém carregadas de significados e verdades que foram aprendidas no dia a dia dos israelitas.
Sente-se com seus alunos em círculo. Faça um comentário geral a respeito da sabedoria no livro de Provérbios. Explique que a sabedoria do livro e ensinar os leitores a viverem de forma justa, correta e ética. O objetivo é levar as pessoas a expressarem, no seu dia a dia, a sabedoria de Deus. Embora o livro também trate das questões da vida, do dia a dia, ele é um convite à busca da sabedoria que vem do alto, a divina. Em seguida, escreva no quadro: inteligência x sabedoria. Peça que os alunos expliquem qual a diferença entre ser sábio e ser inteligente. Depois faça a seguinte pergunta: "Salomão era sábio ou inteligente?" Ouça os alunos com atenção. Explique que segundo a Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal (CPAD), ser "sábio significa pôr em prática aquilo que sabemos". Muitos são inteligentes, mas não aplicam aquilo que sabem para o bem. Então de que adianta tanta inteligência? Salomão foi sábio e inteligente, mas quando ele deixou de aplicar os princípios de Deus em sua vida deixou de agir com inteligência e acabou cometendo tolices. Conclua explicando que para ser sábio e viver com inteligência precisamos conhecer e aplicar a Palavra de Deus em nosso dia a dia.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Dinâmica: Atualidade da Bíblia

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a atualidade da mensagem da Bíblia.

Material:
01 texto para analisar(ver no procedimento)
01 cartolina ou 01 quadro
01 pincel atômico ou marcador para quadro branco

Procedimento:
- Apresentem para os alunos a seguinte situação:
“Na escola, conversando com seus colegas, vocês comentam sobre o que cada um gosta de ler.
Uns afirmam que gostam de ler livros que deram origens a filmes ou que estão na lista dos mais lidos, outros afirmam que não gostam de ler, mas o que leem se resume aos livros escolares e pesquisas na internet etc.
Você fala que ler a Bíblia. Isto causa certo espanto e risadas dos colegas.
Um dos seus colegas pergunta:
- Por que você ler um livro tão antigo, ultrapassado, quando há tanto livros atuais e interessantes?
O que você responderia?”
Por Sulamita Macedo.
- Aguardem as respostas dos alunos.
Escrevam cada uma no quadro ou cartolina e reservem.
- Agora, apresentem para os alunos jornais e revistas antigos e leiam alguns títulos de reportagens que causaram impacto nacional e observem a reação dos alunos com relação à notícia e a data de veiculação.
- Depois perguntem:
Por que estas notícias hoje parecem ter perdido sua real intenção?
Qual a principal diferença entre estas reportagens e a mensagem da Bíblia?
Espera-se que os alunos falem que as notícias dos jornais ou revistas tiveram impacto na época de sua divulgação e depois perderam sua atualidade. Mas, a mensagem da Bíblia continua atual.
- Agora, trabalhem sobre a atualidade da Bíblia.
- Depois, retomem as respostas dos alunos(do início da dinâmica) para que agora,  após o estudo da lição, os alunos expressem os argumentos sobre a atualidade da  Bíblia.
- Para concluir, leiam I Pe 3. 15b “... e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós"

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: A Bíblia, um livro atual

Objetivo:
Mostrar a atualidade das profecias bíblicas e indicar que a mensagem bíblica é atual.
Material didático:
Textos bíblicos selecionados (Indicados logo abaixo).
Afirmações de noticiários extraídos da internet que comprovam a atualidade das profecias bíblicas (Indicados logo abaixo)..
Cartolina Guache
Pincel atômico
Atividade didática:
Antes da Aula:
Escreva em uma cartolina os textos bíblicos descritos logo abaixo. Imprima as afirmações de noticiário extraídos da internet (Indicados também logo abaixo), recorte cada uma delas, dobre-as, uma a uma, e leve tudo para sua sala.
Durante a Aula:
Sente-se com os seus alunos em círculo, em seguida pergunte: Por que devemos acreditar que a Bíblia é um livro atual? Ouça os alunos com atenção. Em seguida, divida a turma em dois grupos (rapazes e moças é uma opção). Coloque o cartaz com os textos bíblicos em um local visível a todos. Fale que vão ser lidos alguns noticiários, e a medida que você ler cada grupo terá um minutos para encontrar entre os textos bíblicos sugeridos um versículo onde comprove que a afirmação atual do noticiário condiz com o texto bíblico. Mostrando assim, que a afirmação bíblica é atual. Vence o grupo que encontrar o maior número de referências bíblicas dentro do tempo estipulado.
Encerre dizendo que a Bíblia, apesar de ser um livro milenar, é mais atual que o jornal de amanhã! Ela fornece muitas informações sobre o comportamento e tendências humanas. Nossas próprias experiências cotidianas nos mostram que tais informações são mais exatas e descritivas da condição humana do que qualquer livro de psicologia. Muitos fatos históricos registrados na Bíblia foram confirmados por fontes não-bíblicas. Frequentemente, a pesquisa histórica demonstra um alto grau de concordância entre os relatos bíblicos e não-bíblicos, a respeito dos mesmos acontecimentos. Enquanto que toda teoria científica não dura mais do que duzentos ou trezentos anos, algumas nem chegam a cem. Todas elas são sempre trocadas por outras. Em ciência existem dois tipos de mudança de teorias. Existem as teorias substitutivas e as teorias reducionistas. Ambas vêm para dar um chega pra lá na outra. Então, aquilo que é verdade hoje na ciência, com certeza, não será mais amanhã, enquanto que as afirmações Bíblicas feitas há mais de dois ou três mil anos atrás, continuam sempre válidas no presente.

Textos Bíblicos:

Mateus 24.3-14
Lucas 21.6-25
2 Timóteo 3.1-5.
Daniel 12.4

Algumas afirmações de noticiários na Internet:

Inri Cristo, um astrólogo brasileiro que afirma desde 1969 ser o segundo Jesus reencarnado. Vive em Brasília, considerado por ele e seus discípulos como a “Nova Jerusalém” mencionada no Apocalipse.

Nos últimos tempos, ler o jornal se tornou uma experiência entristecedora e revoltante. Só tem desgraça: bombardeios em Gaza, conflitos com separatistas na Ucrânia, o brutal avanço do Estado Islâmico no Iraque e na Síria... Às vezes parece que o mundo inteiro está em guerra.

O número de pessoas que passam fome em todo mundo em 2009, passaram de 1 bilhão. Este aumento esta relacionado com a Crise Econômica Mundial, que é a principal responsável pelo agravamento deste quadro.

A Organização Mundial da Saúde declarou, há pouco tempo: “Nos últimos 20 anos, emergiram pelo menos 30 doenças novas, ameaçando a saúde de centenas de milhões de pessoas.

O número de mortes confirmadas no Nepal devido aos dois terremotos que atingiram a região ultrapassou 8.500 pessoas, o que faz do desastre o mais fatal já registrado no país.

Em 2012, pelo menos 105 mil pessoas foram assassinadas no mundo por um único motivo: eram cristãs. O número foi anunciado pelo sociólogo Maximo Introvigne, coordenador do Observatório de Liberdade Religiosa, da Itália. Segundo a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, 75% dos ataques motivados por intolerância religiosa têm como alvos os… cristãos.

Sinal no céu raríssimo aconteceu em Moscou. Este fenômeno raro e interessante foi gravado na manhã de 19 de janeiro de 2014 por uma testemunha de um vagão do metrô de Moscou.

A sensação de impotência é uma das lembranças mais fortes que o paulista Volnei Llamazalez guarda de 26 de dezembro de 2004, quando viu a praia onde passava férias, na Tailândia, ser arrasada pelo tsunami que deixou mais de 200 mil mortos.

A humanidade tem se tornado rebelde. O orgulho, o egoísmo, as pressões externas, a discordância com o critério dum superior e o desejo de sair de debaixo da sujeição ou da opressão, quer real, quer imaginária, têm constituído as principais causas de rebelião.

A característica mais marcante de nossos tempos é o rápido avanço que o mundo está fazendo na ciência, inteligência geral e invenções.

O Relatório Mundial de Tradução de Escrituras, publicado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) informou que até 31 de dezembro de 2012 já foram registradas publicações do texto bíblico em 2.544 diferentes línguas: 1.249 Novos Testamentos, 810 porções bíblicas e 485 Bíblias completas.

A igreja evangélica brasileira tem entrado em um processo generalizado de esfriamento. O esfriamento está presente desde o púlpito até aos bancos! Tudo parece frio! Há pastores frios, há membros frios também! Muitos cultos parecem apáticos e sem vida!


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital



Dinâmica: Árvore dos Amigos

Objetivo: Refletir sobre os laços de amizades e as consequências positivas e negativas desses relacionamentos com os amigos.

Material:
01 desenho de um tronco de uma árvore
Desenho de uma folha de uma árvore para cada aluno
01 rolo de fita adesiva
01 tubo de cola
Desenho de fruto para cada aluno
01 cesta

Procedimento:
- Apresentem um desenho de um tronco de uma árvore.
- Falem que vocês precisam montar uma árvore dos amigos. O que está faltando?
Aguardem as respostas. Certamente, vão dizer que faltam as folhas, os frutos, os nomes dos amigos.
- Então, entreguem o desenho de uma folha de uma árvore para cada aluno e solicitem que escrevam o nome deles.
- Depois, cada um deve colar estas folhas formando a copa da árvore.
- Agora, falem: Agora, sim nossa árvore da amizade está quase pronta. Faltam os frutos!
- Então entreguem o desenho de fruta para cada aluno e peçam para que escrevam nele os resultados de suas amizades.
- Agora, recolham os frutos utilizando a cesta, leiam o que foi escrito e depois colem os frutos na árvore. Pode haver frutos bons e ruins. Aproveitem e trabalhem cada ponto levantando.
- Para concluir falem sobre a amizade e o cuidado de Paulo com Onésimo e depois leiam Pv 17.17 “Em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”.

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Ter amigos e ser amigo

Objetivo:
Material didático:
Pequeno aparelho de som
Um hino previamente selecionado
Bola
Atividade didática:
Refletir sobre a amizade verdadeira.
Dispor o grupo em círculo e colocar uma música de fundo, lançando uma bola entre os participantes, que devem passá-la uns para os outros até que a música seja interrompida.
Quando parar a música, quem estiver com a bola diz seu nome, quantos amigos tem e o que pensa ser importante numa amizade.
Segue a dinâmica por alguns minutos, pedindo que as pessoas prestem atenção às falas dos colegas.
Retoma-se com o grupo as ideias, destacando palavras-chaves que surgiram, reforçando o valor da amizade verdadeira em todos os tempos e idades.
Discuta também com eles sobre as novas formas de relacionamento (amigos virtuais), e neste contexto, como se podem fortalecer as amizades para não se tornar apenas “amizades virtuais”.

Fonte: http://www.mundojovem.com.br

Adaptada por Escriba Digital


Dinâmica: Construindo amigos

Objetivo:
Aprofundar os laços de amizade entre os integrantes do grupo.
Mostrar que se queremos ter amigos precisamos aprender a descobrir as virtudes das pessoas ao invés de vermos os seus defeitos.
Material didático:
Cartolinas
Várias canetas
Atividade didática:
Antes da Aula:
Recorte as cartolinas em tamanho 15cm X 15cm de acordo com a quantidade de alunos que você calcular ter em sala de aula. Faça alguns sobrando.
Durante a Aula:
Entregue a cada aluno um pedaço de cartolina, e solicite que todos dobrem ao meio e guarde para algo importante no final da aula. No momento da dinâmica avise que todos utilizem o pedaço da cartolina que receberam no início da aula para preparar um cartão de amigo para ser entregue a alguém da sala que eles não sabem ainda quem é. Mande-os caprichar na mensagem. Dê a eles três minutos. Em seguida reúna a sala em círculo de forma que todos fiquem abraçados. Apenas o professor deve estar de fora do círculo. Solicite ao grupo que deixe um pequeno espaço onde você possa entrar no círculo. Ao entrar o professor escolherá o aluno do espaço onde ele passou que estava a sua direita para falar a respeito de suas virtudes conhecidas em seguida ler e entrega o cartão. A dinâmica prossegue com o aluno se retirando do círculo e o professor ocupando o lugar dele. O aluno continua o processo entrando no círculo pelo lado direito do professor e fala a respeito das virtudes do aluno que está do lado direito do círculo quando ele entro, ler e entrega o cartão para ele. O procedimento continua com o aluno do lado direito saindo do círculo e falando das virtudes do aluno que está do lado direito daquele que entrou no círculo lendo e entregando o cartão até que todos participem.
Encerre a dinâmica dizendo que todo ser humano tem seus defeitos. Se você acha que alguém não os tem, é porque não conviveu com ele ainda. Não é difícil encontrarmos os defeitos das pessoas, mas a boa notícia é que a maioria das pessoas têm virtudes que superam seus defeitos. Nós apenas precisamos aprender a focar nas virtudes em vez de obcecar com os defeitos. Se quisermos construir um relacionamento de amizade com alguém precisamos estar conscientes disso. Como cristãos precisamos aprender a enxergar nas outras pessoas as qualidades e as virtudes que elas possuem. Quando estamos em Cristo Jesus devemos fazer de tudo para motivar outras pessoas e fazê-las sentirem que tem valor para nós. Este é um grande passo para se construir um bom relacionamento de amizade.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital

2 comentários:

  1. Sou fã de uma ebd criativa e com objetivo didático bem definido.
    Já trabalhou a técnica caixa da curiosidade, pode por outro nome também.
    trabalhe a aula inteira com algo na mão sem revelar o que se pretende. No final faça uma aplicação a aula.
    Pr. Elias de Oliveira

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