EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

Plano de Aula


Os Planos de aula devem ser encaminhado no seguinte e-mail:



Fontes do Ensino

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós,  e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Cl. 1:9,10.


Abrindo a porta da Palavra

“Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pela qual estou também preso;Para que o manifeste, como me convêm falar.”
Cl. 4:3,4

Planejamento conceito

Conceito
Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar.

Definição

Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada.
Planejamento é a pré-determinação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.

Planejamento

Quem utiliza?
Engenheiros -> Projeto
Administradores-> Planejamento Estratégico
Exército -> Tática de Guerra
Equipes Esporte -> Treinam antecipadamente
Orquestra -> Ensaia
Governo -> Orçamento
Professores -> Plano de Aula


Palavras de Jesus sobre Planejamento

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” 
Lucas 14:28-30

Planejamento de Ensino

Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino. 
Marcos Tuler

Motivos para Planejar

Organiza
Dá senso de direção
Ajuda a progredir
Ajuda na seleção do material e atividades
Ajuda a avaliar o grau de aprendizagem
Motiva os alunos a estabelecerem alvos
Encoraja o professor

Plano de Aula

Plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.

Preparação do Professor

GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento da Bíblia, capacidade de domínio das leis do  ensino e da aprendizagem.(I Pe. 3:15)
ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado da lição bíblica a ser conduzida. (Rom. 12:7)


Fases do Planejamento L.I.D.E.R.A.R

Leitura da Lição
Identificação do tipo da lição (Teórica ou Prática);
Definição dos objetivos e metas a serem atingidas;
Escolha do Método (Seminário, preleção, debates, grupos, etc.) e materiais.
Recolhimento de Dados e informações sobre o tema.
Análise do tempo para cada tópico da lição
Resumo: Conclusão, aplicando a lição à vida do aluno.


Semana de Planejamento

Domingo: Ler – Leia a lição da semana e faça um estudo geral de todo o texto.
Segunda: Sumário – Leia novamente o texto bíblico e decore o Texto Áureo e a Verdade Prática. Leia várias vezes os objetivos
Terça: Histórico – Releia toda a lição e recorde o texto bíblico. Verifique o momento histórico do texto.
Quarta: Pessoas – Verifique o nome de cada pessoa inserida na lição.
Quinta: Geografia – Estude os lugares mencionados da lição. Aprenda a pronunciar seus nomes corretamente. Pesquise me mapas bíblicos.
Sexta: Fatos – Veja os fatos cuidadosamente.
Sábado: Aplicação – Releia suas anotações sobre a lição  e elabora o método de explanação.
Domingo: Leia outra vez a lição e ore a Deus pedindo uma boa aula.

Execução do Plano de Aula

Exploração do assunto
Discorra sobre o assunto tópico por tópico
Pergunte, responda, verifique a aprendizagem.
Faça com o aluno faça uma auto-análise diante do tema
Conclusão
Feche o assunto

Avaliação do Plano de Aula

O Plano foi completamente executado?
Atingiu os objetivos?
Seus alunos estavam interessados na aula?
Onde houveram falhas?
O tempo foi suficiente?
Efetuar mudanças no próximo?

Vantagens do Plano de Aulas

1 Fixa bem a lição na mente do professor. 
2. Dá ao professor um plano de operação. 
3. Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada. 
4. Inclui participação planejada. 
5. Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista. 
6. Evita surpresas.

Resultados do Não-Planejamento

1. Rodeios - narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a lição. 
2. Lição inacabada - falta de um plano de aula, incapaz de acabar a lição. 
3. Judeu errante - vagueando sem ponto de referência e direção. 
4. Desmotivação do Aluno.

A Palavra-chave do Professor  R e s p o n s a b i l i d a d e 

Ensinar as crianças nos seus primeiros anos de vida.(“Ensina a criança no caminho em que deve andar...”)
Educar adolescentes, em plena fase de dúvidas e indagações, onde uma resposta pode mudar o curso de sua vida espiritual.
Ensinar aos jovens, cujo aprendizado será propagado.
Ensinar ao novos convertidos o “leite racional.”
Ministrar aos irmãos e irmãs que repassa tais ensinamentos aos seus familiares 
_____________________________________________________





_______________________________________________________________
_______________________________________________________________





_____________________________________________________
Lição 11 - Classe Descobridores



Lição 08 - Classe Descobridores Juvenis



Lição 08 - Classe Juniores


Lição 07 - Poder sobre as enfermidades e morte.







Lição 06 - mulheres que ajudaram Jesus - Gideão e Rute



PLANO DE AULA EBD FERNANDO DE NORONHA



CLASSE: JUNIORES
PROFESSORA: DANIELLE OLIVEIRA
TÍTULA DA LIÇÃO:  A ÚLTIMA BATALHA
TEXTO BÍBLICO: JUÍZES  16
OBJETIVO: MOSTRAR QUE SOMENTE COM A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS SOMOS FORTES PRA VENCER AS PROVAS.

DESEMVOLVIMENTO:

Ø  RECEPCIONAR OS ALUNOS E ACOMODÁ-LOS
Ø  FAZER UMA ORAÇÃO PAR A INICIARMOS A AULA
Ø  CHAMADA, OFERTA E DEMAIS OBSERVAÇÕES
Ø  LER TEXTO ÁUREO
Ø  CONTAR A HISTÓRIA DE SANSÃO E  DALILA,COM A PARATICIPAÇÃO DE TODOS DEMONSTRANDO ATRAVÉS DE BONECOS FEITOS COM BEXIGAS O QUE ACONTECEU COM A FORÇA DE SANSÃO
Ø  DEIXAR COM QUE CADA ALUNO CONTE UMA EXPERIÊNCIA QUE PASSOU  E PRECISOU BUSCAR A FORÇA DE DEUS.
Ø  DEIXAR COM QUE CADA ALUNO CONFECCIONE  SEU BONECO  SANSÃO UTILIZANDO BALÕES
Ø  FAZER PERGUNTAS E TIRAR AS DÚVIDAS EXISTENTES
Ø  ATIVIDADE DA REVISTA

MATERIAL UTILIZDO
ü  LÁPIS
ü  BEXIGAS
ü  FITA ADESIVA
ü  CREPON
ü  CANETINHAS
ü  ENCERRAMENTO
ü  LER TEXTO ÁUREO
ü  ORAÇÃOFINAL

 

Lição 06 - Eutanásia - Descobridores da verdade



Lição 06 - Jesus acalma a tempestade - amiguinhos de Jesus







________________________________________________________________________

Título da Lição.

Aborto, a morte de inocentes.

"Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei e as nações te dei pro profeta"

O aborto,

Pratica contrária à palavra de Deus, que tem crescido em nosso dias,

Palavra que vem do latim, Abortum, do verso Abortare

Que significa " morrer, perecer, desaparecer no horizonte"

Estatísticas do Aborto:

No mundo: Por ano = cerca de 50 milhões,
Por mês: 4.166.666
Por dia: 138.888
Por hora: 5.787
Por minuto: 96
Por segundo: 1,6 (cerca de três abortos em cada 2 segundos)

Legalidade:

Legal em caso de risco de vida, gravides resultante de estripo e anencefalia fetal,

Ano da lei: 1984

Penas:

Para gestante 1 a 3 anos
Para os médico de 3 a 10 anos

Mortalidade:

69 mulheres ( 2012 Fonte do Ministérios da saúde)

A palavra de Deus nos ensina que (Deus ha de trazer a juízo  toda a obra e até tudo que está incorreto, que seja bom quer seja mal), (Ec 12.14). Desse modo podemos entender que tal pratica é um pecado grave contra Deus, visto que não só destrói a criança peculiar das maus de Deus, ou seja , o ser humano". Mas ta,bem é uma afronta contra a natureza divina pois o poder da vida está em suas mãos.

Tipos de aborto
Natural e provocado,

Por que a igreja é contra,
Para nós, a pessoa humana tem início no exato momento da concepção.
O Criador conhece a cada indivíduo, antes mesmo de vir a esse mundo é por sua graça.  E concedeu a cada um o dom da vida, a fim de que vivesse a glória efeito
Deus


Documentário a ser apresentado em sala:
O grito Silencioso.


Enquanto o documentário está passando servirei pipoca
Local:
Na construção nova.


Material de apoio:

Microondas, protetor, cadeiras.




DIA 03/05/2015
plano de aula: classe AMIGUINHOS DE JESUS
professoraS: daniela Rangel E NICOLE
Título da Lição
Jesus Faz o moço viver novamente.
Objetivos
Compreender que Jesus sente pena de nós quando estamos sofrendo e que Ele tem poder para fazer milagres em nossas vidas que nos faz se sentir melhor.
Conteúdo
Através de história bíblica iremos compreender a compaixão de Cristo pelas nossas vidas.
Material utilizado
- Lápis;
- Borracha;
- Apontador;
- Cola;
- Tesoura de ponta redonda;
- Lápis de cor;
- Cola Colorida;
- Xerox de Megafone para montar;
Procedimento de ensino
- Acolhida;
- Oração inicial;
- Chamada Completa;
- Memorização do Título da Lição e do Versículo;
- História;
- Atividade da Revista;
- Atividade do Megafone;
* As crianças irão receber o Xerox de um “Megafone”, deverão colorir, recortar, montar e colar. Eles levarão como lembrança da aula.
                   Modelo reduzido
- Ensaio do Corinho: Três palavrinhas Só.
Recurso didático
Visual da CPAD.
Avaliação
Através da participação em aula e conclusão das atividades.





Plano de aula


CLASSE: Gideão/Rute/Maranata                                                           Professor: Pb. Vicente

DATA DA AULA: 26/04/2015

TEMA DA AULA: A TENTAÇÃO DE JESUS

OBJETIVO: Explicar aos alunos a Tentação de Jesus, mostrar que ele foi tentado e venceu o inimigo pelo poder da palavra de Deus, com isso mostrar o que significa Tentação trazendo um paralelo ao cotidiano de nossas vidas. Mostrar como Jesus venceu as tentações oferecidas pelo diabo.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
I – DEFINIÇAO DE TENTAÇÃO;
II – A REALIDADE DA TENTAÇÃO;
III – A TENTAÇÃO DE SER SACIADO;
IV – A TENTAÇÃO DE SER CELEBRADO;
V – A TENTAÇÃO DE SER NOTADO.

Materiais utilizados:
Revista da EBD;
Datashow;
Participação dos alunos (material humano);
Cartaz com veículo e caixa de chocolate.

ROTINA:
09:45
- Fazer a Chamada;
- Acolhida dos alunos, com um caloroso bem vindos e recepção dos visitantes (se houver)
- Motivar os alunos a participarem assiduamente da EBD;
- Incentivar a leitura da revista e leitura bíblica;
10:00
- Introdução: breve explanação sobre o conceito e significado de Tentação;
- Desenvolvimento dos tópicos
10:40
- Conclusão
- Avaliação;
10:50 – Encerramento da ministração da aula

AVALIAÇÃO:
Por meio de perguntas e na observação da participação durante a aplicação da lição.
 



Plano de Aula
Classe Descobridores
Professor: Diogo
Aula 4 – Legalização das Drogas, uma ideia maligna
Leitura Bíblica em Classe
1 João 2.17 e Efésios 5. 1-8, 15-17
- Motivos pelos quais os jovens utilizam essas substâncias:
Julgar é a melhor opção?
1. É melhor obedecer a Deus
 Mesmo com aprovação de Leis que imponham algo contrário a palavra, devemos permanecer fieis a Deus;
 A sociedade está embrutecida;
2. O que são drogas:
 Definição, exemplos e consequências do uso;
3. Diga não à legalização e as falácias do inimigo:
 Reflexo da legalização em países que permitiram o uso indiscriminado de drogas;
 Um caminho difícil de abandonar.
4. Um projeto do inimigo
 Drogas são um instrumento do maligno.
Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Congregação Fernando de Noronha
Cronograma de horário
9:50 – chamada
09:55 – Introdução ao assunto
10:05 – Leitura Base da aula
10:10 Tópico 1
10:20 Tópico 2
10:30 Tópico 3
10:40 Tópico 4 e Conclusão da matéria

PLANO DE AULA - Lição nº 03 - Classe Adulto
Professor: Carlos Serpa

Tema: A infância de Jesus
Texto Áureo: " E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e com os homens" Lucas 5.52

Objetivo da lição: 

Demonstrar de forma simples e apoiado nas escrituras o desenvolvimento corporal, social, psíquica e espiritual de Jesus. 
Mostrando que Jesus teve uma criação como qualquer outra criança na época dele, crescendo culturalmente conforme os costumemos da época, como o jeito de falar etc.
Vou utilizar para isso slides com figuras e textos e fixação, para um melhor aproveito, 
Usarei também de perguntas chaves a respeito do conteúdo para efetuar um gancho para cada tópico que irei explorar. 
E trarei o contexto para os dias de hoje, para uma aplicação pratica de cada um.
Espero que os alunos saião com a ideia que Jesus encarnou para ser como nós,  
Sendo que foi inserido na sociedade e no ambiente familiar como qualquer outra criança,
Aprendendo os costumes, a cultura, a profissão do seu pai José, etc.



DIA 19/04/2015
plano de aula: classe juniores
professora daniela rangel da cruz da silva

Título da Lição
Os muros vão ao chão.
Objetivos
Aprender sobre o valor e a importância de obedecer a Deus.
Conteúdo
História da Queda do Muro de Jericó com a ajuda de Deus e do exercito de Josué.
Material utilizado
- Lápis;
- Borracha;
- Apontador;
- Cola;
- Tesoura de ponta redonda;
- Lápis de cor;
- Apito;
- Xerox da Corneta para montar;
Procedimento de ensino
- Acolhida;
- Oração inicial;
- Chamada Completa;
- Memorização do Título da Lição e do Versículo;
- História;
- Atividade da Revista;
- Atividade da corneta;
* As crianças irão receber o Xerox de uma corneta, deverão colorir, recortar, montar e colar. Depois eu irei colar o apito na parte de dentro. Eles Levarão como lembrança da aula.

                   Modelo reduzido

Recurso didático
Visual da CPAD.
Avaliação
Através da participação em aula e conclusão das atividades.




_______________________________________________________________________________

Plano de aula Lição 02 - o nascimento de Jesus

https://drive.google.com/file/d/0BxgILX05VH4OM0Z4MllPa0xIdTQ/view?usp=sharing












3 comentários:

  1. A Paz do Senhor irmãos!

    Sabemos que para todo trabalho é necessário uma boa administração e planejamento, assim também a OBRA do Senhor, esta escrito em 1 Coríntios 14:40 que tudo deve ser feito com ordem e decência.

    Que Deus abençoe e faça com que este trabalho de ensino venha crescer e render bons "FRUTOS".

    ResponderExcluir
  2. EBDNORONHA – EU FAÇO PARTE.
    Lição 8, 20 de Março de 2012.
    Título: Filadélfia, a Igreja do Amor Perfeito.
    Texto Áureo: “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele
    verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele”
    (IJo.2:5)
    Verdade Prática: Amar não é suficiente. É urgente que o nosso amor seja perfeito
    como perfeito é o amor com que Deus nos amou.
    Leitura Bíblica em Classe. (Ap.3:7-13)

    1. QUEM ERA A IGREJA DE FILADELFIA.
    a) A igreja da porta aberta. (At.14:27, ICo.16:9)
    b) A igreja que recebeu uma declaração de amor de Jesus: (v9d)
    c) A igreja que era oposição à Satanás naquela cidade (v9a, MT.16:18)

    2. QUE CARACTERÍSTICAS HAVIA NESTA IGREJA, QUE RECEBEU DE JESUS UM ELOGIO TÃO AMOROSO?
    A) Igreja amorosa – (V10)
    B) Igreja firme em meio à perseguição (v8)
    C) Uma Igreja de *vencedores (a quem vencer) (v12a)

    3. QUAL A APLICAÇÃO PARA NOSSAS VIDAS HOJE EM CURITIBA?
    A) Que desafio você está enfrentando hoje para servir a Deus?
    B) Qual a lição que os irmãos de Filadélfia deixaram para nós?
    C) A advertência de Cristo para Filadélfia também é para nós (v11)?

    ResponderExcluir
  3. PLANO DE AULA
    CLASSE GIDEÃO E RUTE
    LIÇÃO 10 O GOVERNO DO OTSIRC.
    FORMA DA AULA:
    VARAL DE IDÉIAS:UMA LINHA COM CINCO IMAGENS CADA UMA CONCERNENTE AO ASSUNTO ABORDADO PELA LIÇÃO.
    1 TEMA: TEMPO. 2. O GOVERNO DO ANTICRISTO 3. O ANTICRISTO
    4. AS TRÊS FORMAS DE GOVERNO DO ANTI CRISTO 5. O TEMPO.

    ResponderExcluir