EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Dinâmica da Lição 11: A Superexposição Midiática da Igreja (Jovens)


1ª Dinâmica: Você Compartilha?

Objetivo: Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.

Material:
14 envelopes
Nomes e expressões digitados(vejam no procedimento)
02 placas: 01 com o nome Compartilho e outra Não Compartilho.

Procedimento:

- Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras
ou expressões:
Consumo
Moda
Culto ao corpo
Mensagens subliminares
Informação
Rápida comunicação
Influência de seitas
Tempo excessivo diante da TV e Internet
Falta de tempo para conversar
Pouco ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização através da mídia
Indução a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas de TV e sites inadequados
- Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo  somente para ele.
- Vocês devem perguntar: Você compartilha?
- O aluno deverá apresentar a placa de “compartilho” ou “não compartilho”.
- Vocês deverão separar os envelopes de compartilho ou não compartilho. Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
- Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
- Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do cuidado que devemos ter diante destas situações.

Por Sulamita Macedo.

2ª Dinâmica: Expondo a minha igreja

Objetivo:
Conscientizar os alunos da importância de usarmos a mídia de forma sábia e prudente
Materiais didático:
02 caixas de sapato coberto com papel branco
Pincel atômico
Canetas ou lápis
Papeis ofício ou A4
Atividade didática:
Consiga duas caixas de sapatos e faça em cada uma delas uma abertura na parte superior, em seguida as cubra com algum papel branco e escreva: internet em uma caixa e televisão em outra. Traga para sala de aula as duas caixas de sapatos e, no momento da dinâmica, coloque-as no meio da sala. Em seguida entregue papeis e caneta a todos os alunos solicitando que eles escrevam nos papeis notícias bombásticas que eles tenham descoberto recentemente sobre a igreja, sobre um líder de igreja ou sobre algum irmão, enquanto mais a notícia for quente melhor. Dê um tempo para que todos escrevam e diga que a noticia deve ser escrita por duas vezes em papeis diferentes. Ao termino convide os alunos a colocarem cada papel em uma caixa (um na caixa da televisão e outro na caixa da internet). Aguarde para que todos coloquem seus papeis.
Agora diga que infelizmente esta é a realidade de nossos dias, estamos utilizando a mídia de forma errada. Ao invés de a usarmos para propagar o Evangelho fazemos mau uso dela pois a utilizamos para propagar os problemas da igreja e da vida dos pastores e irmãos da igreja. E até quando muitos usam a mídia para pregar o Evangelho muitas vezes isso não é feito de forma sábia. E o resultado de tudo isso é que a igreja a cada dia vai perdendo a credibilidade diante do mundo. Precisamos mudar esse quadro e sermos portadores de boas novas, pois esse é o dever de todo cristão.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário