EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dinâmica da Lição 6: Crucificação e Morte de Jesus (Pré-Adolescentes)

Dinâmica: Resultados da Cruz de Cristo

Objetivo:
Compreender os resultados da Crucificação e Morte de Jesus.
Materiais didático:
Quadro branco ou de giz
Fotos: Feirante, pessoa abraçada, casa e tribunal (ver modelo ao lado).
01 Cartolina branca
Cruz feita de cartolina de cor  (Ex: Vermelha)
Fita adesiva
Atividade didática:



Chegue cedo para preparar sua dinâmica de forma antecipada. Use a parte de trás do quadro para colar a cartolina branca com uma fita adesiva. Cole na cartolina branca a cruz feita com uma cartolina de cor. Depois de colar a cartolina na parte de trás do quando deixe o quadro virado para frente. Inicie a dinâmica escrevendo na parte da frente do quadro: CÉU - O QUE MAIS ALMEJO LÁ? Agora pergunte pausadamente: O que você mais almeja do céu? Como você imagina que seja o céu? O que você gostaria de fazer lá? Faça uma lista no quadro de todos os desejos de seus alunos. Em seguida pergunte: O que e quem nos tornou possível concretizarmos esse sonho? Neste momento vire a parte de trás do quadro e mostre a resposta: Jesus Cristo, através de sua morte na cruz fez com que este sonho, no futuro, se torne uma realidade.  Diga que a morte de Cristo na cruz trouxe-nos não apenas salvação mas outras bênçãos que podem ser desfrutas no presente. Mostre agora a s figuras recortadas do feirante, do tribunal, de pai e filho abraçados e da casa. Em seguida pergunte: Que relação estas figuras tem com este assunto? Ouça as respostas atentamente. Agora vá colando cada uma das figuras ao lado da cruz conforme o modelo apresentado em nosso blog, explicando o seu significado aos alunos. O feirante fala de redenção, pois fomos comprados de volta para Deus. Redimir significa comprar/comprar de volta, ou seja, fazer uma transação comercial de mercado. Na cruz Cristo nos redimiu. O preço pago foi o seu sangue. Quando uma pessoa redime alguém, esta passa a pertencer agora a quem a redimiu. Portanto, na cruz você se tornou propriedade exclusiva de Deus. O tribunal fala de julgamento. Você foi julgado e considerado inocente, justo diante de Deus, o grande juiz. No tribunal, isto funciona através de um advogado que comparece diante do juiz com a finalidade de inocentar o culpado. Jesus é este advogado. Pelo sangue que Ele derramou na cruz fomos justificados diante de Deus. O pai e o filho abraçados nos fala de perdão. O maior exemplo bíblico está na parábola do filho pródigo. Os nossos pecados provocou a ira de Deus nos fazendo inimigos dEle. Na cruz Ele perdoou nossos pecados e nos recebeu de volta como filhos. A casa de família, lugar de reconciliação. Nesta figura Deus é representado como um Pai que traz seus filhos de volta a comunhão e reconciliação. Reconciliação neste caso significa restauração de um relacionamento familiar, renovação de uma amizade entre Pai e filho – o que pressupõe que esta tenha sido rompida. O sangue de Jesus na cruz é que promoveu essa reconciliação.


Dinâmica 02: O sofrimento de Jesus
Objetivo: Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, sua crucificação e morte.
Material:
01 filme sobre Jesus
01 DVD
01 TV
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
1 - 05 a 04 dias antes da aula:
- Escolha um filme sobre Jesus.
- Assista ao filme, observando as partes que se referem ao tema da lição.
2 - Antes da aula:
- Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem o material e observem se está funcionando.
- Aguardem os alunos.
3 - Durante a aula:
- Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre o sofrimento, a crucificação e morte de Jesus, vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme sobre Jesus.
- Falem que durante neste trimestre estamos estudando sobre Jesus e que, neste filme, eles vão ver como foi os últimos momentos de Jesus na terra.
- Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.
- Depois da exibição, dividam a turma em dois grupos.
- Entreguem 01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.
- Orientem para que eles escrevam de forma objetiva e desenhem cenas que mais chamaram a atenção deles. Estipulem no máximo 05 minutos para esta atividade.
- Depois, os grupos devem apresentar a atividade.
Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário