EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Dinâmica da Lição 08: Ele venceu a Morte (Pré-Adolescentes)


Dinâmica 01: Vencendo a Morte
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a ressurreição de Jesus, vencendo a morte e isto nos garante certeza de vida eterna.
Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da parte e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes
Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão Vida Eterna e na outra metade Perdição Eterna.
- Os alunos devem escolher um dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida eterna” e outro “Perdição eterna”.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas e ressuscitou. Quem o aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão a vida eterna.
- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!
- Enfatizem que somente poderemos ter direito a vida eterna, porque Jesus ressuscitou, vencendo a morte.
Por Sulamita Macedo.


Dinâmica 02: O túmulo vazio

Objetivo:
Enfatizar a realidade da ressurreição de Jesus.
Material didático:
Quadro de giz
Bíblia
Texto: Jesus ressuscitou
Atividade didática:
Para aula de hoje sugerimos que você use o método socrático, onde, através de perguntas chaves, você deverá buscar nos alunos as respostas do assunto em estudo. Inicie pedindo aos alunos que lembrem de algumas ocasiões na Bíblia em que Jesus fez questão de dizer a Seus discípulos que morreria, mas ressuscitaria. Dê-lhes tempo para que lembrem e citem alguma ocasião (Textos: Mateus 16:21; 17:22-23; 20:17-19; Marcos 8:31; 9:30-32; 10:32-34; Lucas 9:22; 18:31-33).
Questione:
• Porque, mesmo sabedores da promessa da ressurreição, os discípulos fugiram e se esconderam quando Jesus foi morto? (Resposta: Tiveram medo de também ser julgados como seguidores de Jesus.)
• Considerando que os discípulos não se lembravam das promessas de Jesus, vocês acham que nós também nos esquecemos das promessas da Bíblia? (Resposta pessoal)
 Após as reações dos alunos, mostre a eles que quase sempre nos esquecemos das promessas bíblicas. Você pode até dar alguns exemplos de como nos esquecemos das bênçãos que o Senhor nos promete.
• Por que os discípulos que estavam a caminho de Emaús a princípio não reconheceram Jesus? (Resposta: Jesus era o futuro, a esperança, tinha vencido a morte e aqueles discípulos estavam somente presos ao passado).
 Peça que deem exemplos de pessoas que só pensam no passado e que, com isso, são impedidas de ver as bênçãos de Deus.
• Que é preciso para que se tenha consciência da mensagem do túmulo vazio?
 Deixe que deem respostas espontâneas, mas, ao final, deixe claro que:
- é preciso confiar em Jesus;
- é preciso aceitar a mensagem da Bíblia;
- é preciso ter a consciência de que o túmulo está vazio.

Texto: Jesus ressuscitou
Numa aldeia do norte da índia, um missionário pregava em praça pública. Depois da pregação, aproximou-se-lhe um maometano dizendo:
- O senhor tem que admitir isto: temos uma coisa que os senhores não têm, e por isso a nossa religião é mais rica do que a sua.
- Gostaria de saber o que é - respondeu o missionário.
Quando fazemos uma romaria a Meca, continua o maometano - lá encontramos o esquife no qual se acha Maomé; mas quando o cristão vai a Jerusalém, nada mais encontra senão um sepulcro vazio.
Com um sorriso, respondeu o missionário:
- Pois aí, exatamente, é que está a diferença entre nós e os senhores! Maomé está morto! Jaz em seu esquife, e nada mais pode fazer. Mas Jesus Cristo não está aqui, Ele ressuscitou! A Ele foi dado todo o poder. Esta é a nossa esperança.
Fale para os seus alunos que o túmulo vazio autentica a mensagem da cruz.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Autoria do texto: Kraft und Licht

Dinâmica adaptada por Escriba Digital

2 comentários:

  1. Muito bem elaborado, e melhor ainda o final do texto, onde sugere que podemos fazer mais e deixarmos o comodismo de lado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o estudo pois leva à reflexão. 🙌💟

    ResponderExcluir