EBD Fernando de Noronha

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segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Dinâmica da Lição 09: A Corrupção dos Últimos Dias (Adultos)


Dinâmica 01: A Máscara caiu
Objetivo: Refletir sobre a falsa aparência de alguns cristãos e líderes.
Material:
01 máscara
03 alunos

Procedimento:
1 - Antes do início da aula:
- Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.
- Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende realizar,  relatar acontecimentos ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.
- Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam informações pessoais de forma verdadeira.
- Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a turma.
- Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.
2 – No momento da realização da dinâmica:
- Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.
- Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara nele.
- Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira?
Aguardem a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.
Coloquem a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.
- Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
- Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade. Coloquem a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!
- Falem: Assim também acontece com o cristão que tem falsa aparência, mostram-se exteriormente de uma forma, mas o seu interior não está em consonância com a Palavra de Deus.
- Depois, leiam:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade”(Mateus 23: 27 e 28).
- Falem: Estas são as características dos tempos trabalhosos:
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”(II Timóteo 3:1-5).
- Para finalizar, enfatizem a importância dos valores cristãos nestes tempos trabalhosos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica 02: Características dos corruptos dos últimos dias

Objetivo:
Propiciar aos alunos a oportunidade de reconhecer e identificar os seus próprios valores morais e refletir a respeito deles, enfocando a importância do valor moral cristão.
Material didático:
Papel oficio ou A4,
lápis ou caneta.
Cartolinas
Pincel atômico
Atividade didática:
Explique a classe que farão uma atividade onde poderão analisar o nível de corrupção dos últimos dias apresentado por Paulo. Utilize cartolinas para escrever um cartaz com as 18 características de corrupção da maneira de agir e de pensar no cotidiano dos últimos dias descritas pelo apóstolo. Leia com a classe cada uma delas:
- amantes de si mesmos,
- avarentos,
- presunçosos,
- soberbos,
- blasfemos,
- desobedientes a pais e mães,
- ingratos,
- profanos,
- sem afeto natural,
- irreconciliáveis,
- caluniadores,
- incontinentes,
- cruéis,
- sem amor para com os bons,
- traidores,
- obstinados,
- orgulhosos,
- mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Explicar que agora, irão estabelecer uma escala de valores baseado nessa lista, para poderemos fazer uma reflexão mais detalhada de como agimos, normalmente. Distribua as folhas de papel-ofício entre os participantes e peça para que eles escrevam em ordem numérica de importância as piores características até chegar a menos pior. Em primeiro lugar a pior e assim sucessivamente.
Terminada essa etapa, você deverá agir da seguinte forma:
1- Coletar a escala de valores apontados por cada aluno.
2- Discutir com o grupo as suas escalas de valores morais nas seguintes questões:
- Houve mudanças nos valores de cinco anos atrás para os dias atuais?
- Vocês foram sinceros ao estabelecer os valores, ou pensaram no que os outros ou a igreja acharia mais certo.
- Nossas atitudes são baseadas em quê? Levar ao grupo a perceber que nossas atitudes são calcadas em que acreditamos, em nossos valores. Que podem ser aprendidos ou já nascemos com eles.
- Como estabelecemos nossas escala de valores? O que nos influencia para estabelecermos nossos valores?
- Os valores passados pela mídia podem nos influenciar no sentido de mudar os nossos valores morais?
- Quais os fatores que contribuem para que mudemos nossos valores?
- Que fatores contribuíram para que mudassem de valores.
- O que fazer para mudar nossos valores para melhor?

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital



Texto de Reflexão
Mentira tem perna curta

Um casal de namorados estava passeando numa rua comercial. A moça, olhando a vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou encantada com um lindo vaso. Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto. Tratava-se uma peça caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
Porém, ao correr os olhos pela loja, notou que havia um vaso igualzinho, mas quebrado. Foi quando teve uma ideia. Após deixar a namorada em casa, voltou à loja e pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso quebrado. Deu-lhe uma gorjeta qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua ideia era tornar a namorada feliz, fazendo-a pensar que ele lhe dera um presente tão caro e, quando chegasse à casa da moça, iria simular um tombo e dizer que o vaso havia se partido naquele momento.
E fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou até desembrulhar o vaso, quando então constatou a mentira. O dono da loja havia embrulhado cada pedaço do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu que o vaso não havia se quebrado naquele momento e que o namorado tentara enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Não devemos tentar passar para o outro aquilo que não somos, pois mais cedo ou mais tarde a máscara acabará caindo.
Autoria do texto desconhecida.

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