EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dinâmica da Lição 10: Arrependimento (Juvenis)


Dinâmica 01: O Peso do Pecado

Objetivo: Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do perdão.
Material: 01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).


Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
- Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida transformada, pois o arrependimento produz vida.
Ideia Original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


Dinâmica 02: O Pecado e o Arrependimento

Referência Bíblica: Atos 3:19-20
Objetivo:
Levar os alunos perceberem o seu pecado e se arrependerem
Materiais didático:
Caneta ou lápis
Papel com uma tabela ( Sugerida logo abaixo)
Atividade didática:
Entregue um papel com uma tabela dando as seguintes descrições:

Ação ou Sentimento
Estado que ficou
Sentimento atual
















Na primeira coluna peça para os alunos colocarem 5 atitudes ou sentimentos ruins que fizeram parte de suas vidas na última semana (atitude que não agradou a Deus, momento de raiva, de tristeza). Na segunda coluna peça para escreverem em que estado ficaram diante dessa atitude ou sentimento (calmo, irritado, triste, abatido) e na terceira coluna peça para escrever como se sente neste exato momento, depois do fato acontecido (arrependido, feliz, triste). Avise que ninguém vai ter que expor aquilo que escrever, por isso é importante que todos se sintam a vontade para expressar tudo que quiser no papel.
Depois que todos terminarem faça-os a pensar no que fizeram, explique que não importa o pecado que cometamos, Deus está sempre pronto para nos perdoar. O Senhor quer recolher todos os seus filhos em seus braços e leva-los até a glória dEle (Em seguida leia com eles Provérbios 28.13; Atos 3.19; 1 João 1.9).
Agora diga que arrependimento é mudança em todas as maneiras e em todos os níveis. Arrependimento é mudar no lugar em que é mais necessário. Arrependimento é mudar o interior da pessoa – a maneira como penso, como vejo, como sinto, como ajo. Arrependimento não leva à mudança; arrependimento é mudança. Arrependimento é reconhecer o pecado pelo que é, seguido por uma tristeza do coração e culminando em uma mudança de comportamento. Não penso mais sobre o pecado da mesma forma.
A Bíblia diz que arrependimento é um ato realizado em Deus, você não consegue ver a verdade por si mesmo. Se você ou alguém que você ama é prisioneiro do pecado, fica impossível para vocês enxergá-lo. Quando o filho pródigo estava naquele chiqueiro e voltou à razão, foi porque Deus o havia tocado. De repente, ele olhou em volta de si e pensou: “O que estou fazendo aqui?”. Portanto, em primeiro lugar, ele teve uma mudança de mente. Depois teve uma mudança de coração. Ele teve este sentimento: “Não sou mais digno de ser chamado filho. Mereço ser escravo”. Passou a pensar de modo diferente sobre si mesmo. Antes ele estava inchado, mas depois voltou à razão e caiu em si. Ele teve uma mudança de mente e uma mudança de coração, mas ainda faltava uma outra parte do arrependimento. Quando alguém realmente está se arrependendo, a vontade começa a unir-se à mente e a formar um plano. “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi…” Quando a pessoa está verdadeiramente arrependida, não precisa dizer-lhe o que fazer. Ela descobre por si mesma quando Deus faz a obra em seu coração. Arrependimento é mente, é emoção, é vontade, é ação.
Convide agora os seus alunos para uma oração sincera de arrependimento. Peça para eles apresentarem este rascunho que escreveu a Deus, pedindo perdão um por um e que o Senhor os ajude a nunca mais cometê-los.


Por Escriba Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário