EBD Fernando de Noronha

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segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dinâmica da Lição 10: A Ascensão Econômica (Jovens)


Dinâmica 01: Ascensão Econômica?
Objetivo:
Refletir sobre as desigualdades sociais.
Material:
01 rolo de fita crepe ou durex colorido
01 caixa de chocolate


Procedimento:
- Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.
Solicitem para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.
- Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de direitos e oportunidades para todos.
Peçam para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro dele).
- Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.
- Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza não caberão! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso para os demais.
Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no quadrado maior.
Para os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.
- Agora, perguntem para os dois grupos:
Como se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito, e, a grande maioria que sofre injustiça social.
- Agora falem: Isto que estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema observado em contextos de vários povos.
- Agora, deem prosseguimento ao estudo da lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Dinâmica 02: Justiça e injustiça Social

Objetivo:
 Refletir sobre o papel da igreja diante das desigualdades sociais.
Materiais didático:
Giz
Bombons
Atividade didática:
– Utilize o giz para fazer um grande circulo onde caibam todos os alunos. Faça também dentro do circulo grande um circulo menor onde só possam caber uns três ou quatro alunos. Convide a todos a entrar no círculo maior, apenas no maior. Diga que o círculo grande neste momento representa a nossa nação, cujas leis afirmam que todo ser humano deve ser respeitado em sua dignidade, igualdade de direitos e oportunidades iguais para todos.
– Agora solicitem para que todos os alunos entrem no círculo menor. Com certeza não caberá! Peça para aqueles que estão dentro que ofereçam oportunidade de acesso para os demais.
Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no circulo maior.
Para os que entraram no círculo menor, distribua um bombom.
– Agora, perguntem para os dois grupos:
Como se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade onde o que está no papel não é a realidade da vida de todos os brasileiros, pois a grande maioria sofre injustiça social, como por exemplo:
- As mulheres recebem salários menores que os homens,
- Os negros ganham menos que os brancos
- Jovens com baixa escolaridade e desempregados.
- A má distribuição dos recursos produzidos.
- Enquanto uma minoria da população tem acesso a todos os bens que desejam, sejam eles necessários para sua sobrevivência ou não, a outra parte da população mal tem condições para se alimentar decentemente.
- Parte de nossas riquezas está nas mãos de poucas pessoas/famílias/empresas, enquanto parte considerável da população não tem acesso a emprego, educação, saúde, moradia, etc.
- Enquanto uns estão jogando fora a comida que lhe sobra a fome e a miséria assola sem piedade em nosso país. É de se espantar o fato de que em uma sociedade civilizada ainda há pessoas morrendo de fome.

Fale que igreja precisa denunciar o pecado, a injustiça social e a corrupção, mas também precisa organizar atos de justiça à nossa sociedade. A Bíblia nos ensina que não somos salvos por obras, mas isto não quer dizer que a igreja não precisa praticar obras. Outras religiões e movimentos têm organizado diversos trabalhos de ajuda social, e a igreja, que é quem deveria fazer isso, muitas vezes fica fora desses trabalhos. Algumas sugestões: organizar orfanatos, asilos, casas para cuidar de aidéticos, distribuição de cestas básicas, de roupas, assessoria jurídica, médica, tirar mendigos e dependentes químicos da rua, creches, ajudar o governo a criar infraestrutura, plantar árvores, ajudar a melhorar o trânsito etc.
A igreja pode e deve fazer muito. Veja os problemas da sua comunidade, ore por uma solução, e faça algo de prático para transformar a situação.

Por Escriba Digital

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