EBD Fernando de Noronha

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segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Dinâmica da Lição 05: Relacionamento com Pessoas difíceis (Jovens)



Dinâmica: Mala sem Alça

Objetivo: oportunizar a reflexão sobre o relacionamento com pessoas difíceis.

Material:
01 mala, 01 bolsa ou 01 pasta sem alça e pesada, do tipo que a alça pode ser removida.

Procedimento:


- Perguntem: O que significa a expressão “Mala sem alça”?
Mala sem alça: alguém chato, incômodo, inconveniente, perturbador, desagradável.
Enquanto você fala o que significa esta expressão, peça a um aluno para se colocar diante da turma, segurando o objeto sem alça e pesado.
- Continuem perguntando:
Na sua vida, há alguém ou algo que pode ser considerado como “mala sem alça”?
Como tem sido sua atitude diante de pessoas de difícil convivência?
- Observem as respostas dos alunos e falem: Nesta lição,
- Depois, perguntem ao aluno que está segurando a bolsa: Está difícil segurar a bolsa? Aguarde a resposta.
Se tivesse a alça, seria menos incômodo?
Coloquem a alça e perguntem: E agora?
O que significa “colocar a alça”? O meio para melhor conduzir o objeto.
Como tem sido sua estratégia diante da situação que está enfrentando com outras pessoas de difícil relacionamento?
Em seguida, solicitem para que o aluno se sente.
Falem: Conhecemos pessoas que parecem “mala sem alça”, mas vamos estudar nesta lição como precisa ser nossa convivência com elas.


Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: 8 dicas para lidar com pessoas difíceis

Objetivo:
Melhorar os relacionamentos com pessoas difíceis
Material didático:
As sugestões descritas logo abaixo
Atividade didática:
Antes da Aula:
Copie as 8 dicas descritas logo abaixo, Imprima e recorte separadamente cada uma.
Durante a Aula:

Ao final da aula distribua as dicas entre os alunos informando que serão apresentadas algumas dicas para ajudar aqueles que desejam melhorar o seu relacionamento com pessoas difíceis. Solicite que cada aluno que recebeu o papel venha a frente, um a um, e leia a dica. Forme uma discussão entre seus alunos sobre cada dica.
1 – Tente não reforçar o mau humor. Se você disse “Bom dia” e não ouviu resposta, simplesmente siga em frente. Não cobre, não questione. “Não precisa perguntar se a pessoa não ouviu ou se não vai responder porque isso não vai melhorar nada”, aconselha.
2 – Outro ponto importante é evitar ficar comentando a indelicadeza alheia. “Fofoca é ruim tanto para quem faz quanto para quem fica sabendo depois”, explica Renata. Quanto mais você lembrar e comentar o ocorrido, mais vai se irritar com ele.
3 – Não critique e não julgue. Se a pessoa não parece bem, é possível que ela esteja de fato com algum problema que ninguém está sabendo. “Claro que algumas pessoas simplesmente nascem de mau humor e não precisam de motivo para azedar o dia dos outros, mas nem todo mundo é assim”, diz Renata.
4 – Dê espaço. Não adianta ficar perguntando o tempo todo por que a pessoa está daquele jeito, se aconteceu alguma coisa etc. O melhor é deixar o colega do mau humor na dele. Deixe que ele procure você se quiser conversar.
5 – Tome cuidado para não se deixar contagiar. Trabalhar com alguém difícil muitas vezes pode ser um veneno para quem não sabe tirar o foco desse problema. Por isso, o ideal é tratar com educação e deixar para lá.
6 – Claro que tudo tem limite. Se o mau humor se transformar em grosseria no ambiente de trabalho, você pode, sim, responder em tom mais ríspido. Se a grosseria for muita, você pode dizer que prefere conversar em outro momento e, principalmente, em um tom mais adequado.
7 – Se for o seu chefe, sim, a situação fica mais delicada, mas a recomendação é a mesma. Se ele for extremamente grosso, tente se controlar no momento e, depois, em outra circunstância, dizer como se sentiu.
8 – Lembre-se de que todo mundo tem um dia ruim. Ou vários. E isso também pode acontecer com essa pessoa que você está lidando. Portanto o melhor é tentar compreender a pessoa.


Adaptação da dinâmica: Escriba Digital

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