EBD Fernando de Noronha

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segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Dinâmica da Lição 05: Caim Era do Maligno (Adultos)


Dinâmica: O Amor – a  marca do discípulo

Objetivo: Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.

Material:
01 coração pequeno para cada aluno

 Procedimento:

- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
 Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão

Onde está seu irmão?

            A pergunta é séria. Deus poderia ter perguntado: “Caim, por que você matou seu irmão?” Todavia, o que interessa aqui não são os sentimentos de Caim e sim o convívio com seu irmão.
            O que impressiona é que os dois prestavam culto a Deus – e o resultado disto acabou sendo a motivação para Caim cometer o crime. Eles se mostraram religiosos. Certamente viviam para em paz, em harmonia. Mas,  resultou em crime. E não é só isso: Caim até reconhece o seu erro. Ele declara: “Meu castigo é maior do que posso suportar.... serei um fugitivo errante pelo mundo”(Gn 4.13 a 14). Mas ele não se arrepende.
            Chega a ser assustador que a religiosidade, que deveria ser o terreno do amor e da compreensão na sociedade, é chão de desavenças, intrigas, inimizades e guerras. Por que existem tantas retaliações entre os que se consideram cristãos?
            No caso de Caim, a causa estava no seu coração. E o próprio Senhor Jesus confirma isto ao afirmar: “Do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos estes males vêm de dentro e tornam o homem impuro”(Mc 7.21 a 23).
            Membros de igrejas vivem se hostilizando e acham que estão prestando um serviço a Deus. Enquanto isso, pergunta: “Onde está seu irmão?” É hora de dar atenção ao apelo de Isaías 55.7: “Que o ímpio abandone o seu caminho e o homem mau os meus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele”.

Fonte: Pão Diário.

Dinâmica: Enchendo meu copo
Objetivo:
Refletir sobre a importância e a eficácia do amor de Deus em nosso coração, a fim de que não sejamos dominados pelo ódio ou inveja
Material didático:
Um copo com água
Uma bacia tamanho médio
Um vasilhame cheio de água (que pegue em média dois litros de água)
Um pouco de suco em pó (uva)
Um pouco de café em pó
Atividade didática:
Apresente o copo com água limpa e diga que ele representa o ser humano criado por Deus e nascido de novo: Limpo sem nenhuma mancha ou sujeira. Mas diga que a medida que vamos nos envolvendo com este mundo vamos perdendo nossa pureza espiritual pois vamos deixando o espaço do copo com água ser ocupado também com sujeiras (coloque um pouco de suco em pó e depois de café pois vamos abrindo espaço para o pecado, inveja, amarguras, ódio, falta de perdão etc. Agora pergunte: E agora o que fazer quando perdemos nossa pureza? Diga: Existe solução. Vá derramando a água do vasilhame grande dentro do copo até a água do vasilhame acabar. A medida que você for derramando a água no copo, sua água voltará a ficar limpa. No momento em que for enchendo o copo diga: Precisamos permitir que Deus encha a cada dia a nossa vida de amor. Cada vez que o Senhor vai nos enchendo do seu amor a sujeira do pecado, inveja, ódio, amarguras, ressentimentos, intrigas,  mágoas, falta de perdão vai desaparecendo.  O copo enchendo represente o cristão recebendo o amor de Deus e ao mesmo tempo recebendo a capacitação divina para amar aquele que nos ofendeu e nos magoou.
Encha o seu coração do amor da mesma forma como Deus amou a você. Col. 3.13 diz: suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
Encerre a dinâmica ministrando uma oração aos seus alunos para que eles aprendam a amar os que o ofendeu e para que Deus retire dos seus corações toda inveja, ódio e amargura.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital

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