EBD Fernando de Noronha

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terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dinâmica da Lição 04: Enfrentando a Pressão (Pré-Adolescentes)

Dinâmica: A Pressão

Objetivo: Refletir como deve ser o posicionamento do cristão diante da pressão dos amigos que faz oposição aos valores cristãos.

Material:
10 bexigas

Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.

- Para o grupo 01, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores cristãos, extraídos das Bíblia.
- Para o grupo 02, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores ou ideias não cristãs de outras religiões, que eles são pressionados a acreditar ou realizar.
- Depois, o grupo 01 deve fechar bem o círculo de modo que não haja espaços para alguém entrar. Os balões devem ficar dentro do círculo e os componentes vão defender seus valores, não deixando que pessoas do grupo 02 penetrem e/ou coloquem outras bexigas com outros valores.
- O grupo 02 deve fazer um círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o círculo do grupo 01 e colocar outras bexigas com valores diferentes.
- Depois da realização dessa atividade, perguntem:
O que podemos tirar de lição com esta atividade?
Como foi o ataque e a defesa dos dois grupos?
Quais as dificuldades para defender os valores cristãos?
Como o grupo 01 se sentiu pressionado pelo grupo 02?
- Depois, peçam para que eles leiam quais os valores do grupo 01 e do grupo 02.
- Para finalizar, enfatizem a importância de conhecer e saber defender os valores cristãos diante das influências dos colegas.
“... e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pe 3:15).

 Por Sulamita Macedo.


Dinâmica: Que árvore eu sou?


Objetivo:
Mostrar a necessidade cristã de se ouvir os bons conselhos e andar neles e não se envolver no conselho e nem no caminho dos ímpios.
Material didático:
Quadro de giz ou branco
Giz ou pincel atômico
Uma imagem de uma árvore seca e sem vida
Uma imagem de uma árvore bonita e viçosa
Frases sugeridas logo abaixo digitalizadas (pode ser escrita também no momento da aula com giz ou pincel atômico)
Atividade didática:
- Antes da aula:
Procure em revista ou na internet fotos de uma árvore seca e sem vida e uma árvore bonita e viçosa, recorte ou imprima para usar na sala de aula.
No dia da aula chegue cedo e cole as imagens em um quadro ou papel 40 kg.
- Durante a aula:
Inicie a dinâmica afirmando que uma, das duas árvores em destaque representa cada um de nós individualmente. Então pergunte, qual das duas árvores você gostaria de ser? Em seguida convide seus alunos para a leitura do Salmo 1. Diga que ninguém se torna árvore seca ou viçosa simplesmente pelo fato de dizer que quer ser, este salmo identifica algumas características importantes para que possamos descobrir qual o tipo de árvores estamos sendo e o que podemos fazer para mudar, caso seja necessário. Após a leitura destaque as seguintes frases colando ou escrevendo em um quadro branco ou de giz ou papel 40 kg:
Abaixo da árvore seca e sem vida você irá colar ou escrever as seguintes frases:
CONSELHO DOS ÍMPIOS
CAMINHO DOS PECADORES
RODA DOS ESCARNECEDORES
Abaixo da árvore bonita e viçosa você irá colar ou escrever as seguintes frases:
BONS CONSELHOS
PRAZER NA LEI DO SENHOR
MEDITAR NA LEI DO SENHOR
Informe que para uma árvore entrar em estado de sequidão ou ficar viçosa depende de muita coisa, mas se fôssemos escolher as duas principais seria a irrigação e a terra. Para se determinar como uma arvore irá ser depende de uma boa ou má irrigação e uma boa ou péssima terra. Diga que as frases escritas abaixo de cada árvore representam o porquê delas estarem no estado em que estão. Em seguida forme uma discussão sadia entre os alunos sobre o significado de cada frase.
Encerre a dinâmica levando cada aluno as seguintes reflexões:
·         Como tem sido a irrigação da minha vida espiritual
·         Que tipo de amizade tenho escolhido para mim?
·         Tenho sido influenciado por elas?
·         Em que terreno está plantado a minha vida?
·         Tenho tomado atitudes que revelam minha receptividade ao conselho dos ímpios e ao caminho dos pecadores? Quais são elas?
·         O que tenho produzido como árvore do Senhor?
·         Depois que aprendi esta lição aprendi que sou uma árvore seca ou viçosa?
·         Como fazer para melhorar?

Por Escriba Digital

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