EBD Fernando de Noronha

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segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dinâmica da Lição 10: O Líder Diante da Chegada da Morte (Adultos)

Lição 10

Dinâmica 01: Combati o bom combate

Objetivos:
Refletir sobre a transformação na vida de Saulo de Tarso, após a conversão.
Enfatizar o exemplo do apóstolo Paulo na divulgação do Evangelho.

Material:
01 folha de papel ofício
01 pincel atômico
01 folha de papel ofício para cada aluno



Procedimento:
- Apresentem uma folha de papel ofício limpa e sem marcas.
- Falem: Esta folha vai representar Saulo de Tarso antes de sua conversão(neste momento escrevam o nome “Saulo” em um lado da folha). Ele fazia um tremendo “barulho”(mexam a folha para lá e para cá), pois perseguia os cristãos.
- Falem: Mas, ele teve um encontro com Deus(agora do mesmo lado da folha onde tem o nome desenhem uma cruz). A vida de Saulo mudou radicalmente e passou a se chamar Paulo(escrevam do outro lado da folha a palavra “Paulo”.
- Falem: A vida de Paulo passou a ter marcas da cruz de Cristo. De perseguidor passou a ser perseguido por causa da proclamação do evangelho.
- Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à medida que a leitura foi efetuada, vocês vão amassando a folha de papel ofício):
“Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”.
Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; 2 Timóteo 4:17
- Falem: Estas foram as marcas que Paulo sofreu ao levar a mensagem de salvação.
- Leiam: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem”(II Timóteo 4:17).
- Falem: Ele já no final da vida e preso em Roma, ao escrever para Timóteo, afirmou:
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”(II Timóteo 4: 7).
Ele tinha consciência de que estava perto de morrer, mas sabia do dever cumprido e que apesar das dificuldades e sofrimentos guardou a fé.
- Entreguem 01 folha para cada aluno, peçam para que cada um escreva o nome dele ou dela na folha.
- Falem: A proclamação do evangelho chegou até você, transformando sua vida( peçam para que desenhem uma cruz).
Que marcas você tem por causa do evangelho?
Você já sofreu algum tipo de perseguição por causa do evangelho?
Para os alunos que responderam afirmativamente, peçam que relatem apenas uma situação e neste momento o aluno vai amassando o papel.
- Ao final, os alunos devem dizer: Estou combatendo o bom combate, ainda não acabei a carreira, estou guardando a fé, apesar das dificuldades.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica 02 : A morte para o verdadeiro cristão

Objetivo:
Refletir sobre a importância da morte para o cristão
Materiais didático:
Papeis recortados com várias frases escritas sobre o porquê precisamos morrer.
Sugestão de frases:
- Para poder ressuscitar como Cristo ressuscitou;
- Para termos um corpo transformado em corpo celestial, apropriado para o novo céu e a nova terra;
- Para termos um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza;
- Para recebermos um corpo se revestirá da imortalidade, ou seja, não sujeito à deterioração e à morte;
- Para que os crentes venham a ser tudo quanto DEUS pretendeu para o ser humano, quando o criou;
- Para que os crentes venham a conhecer a DEUS de modo completo, conforme Ele quer que eles o conheçam (Jo 17.3);
- A morte é o fim da peregrinação terrestre do cristão para uma vida melhor.

Você poderá criar outras frases dentro da realidade de sua classe.

Atividade didática:
Inicie a dinâmica dizendo que o tema da lição será sobre a morte. Em seguida, pergunte: Quem nesta sala já teve a tristeza de perder algum parente ou um amigo querido? Agora pergunte, como você sentiu?
– Fale que existem muitos problemas e tribulações que veem sobre o crente nesse "vale de lágrimas", mas nenhum deles é tão perturbante como a morte. A morte é algo que lança temor no mais forte coração, pois é o fim dessa vida terrena. Na morte o corpo se dissolve e volta ao pó, e com essa dissolução do corpo tudo o que pertence à nossa vida terrena é destruído. Além do mais, não há como escapar das garras da morte. Com a exceção daqueles que estarão vivos no retorno de Cristo, todos devem morrer. Deus diz: "… aos homens está ordenado morrerem uma vez …" (Hebreus 9:27). Isso é verdade do jovem, bem como do velho. Não sabemos o dia, nem a hora quando Deus nos dirá: "Esta noite te pedirão a tua alma" (Lucas 12:20). Qualquer um de nós pode morrer a qualquer momento. Mas afinal de contas por que precisamos morrer? Diga que a resposta eles vão encontrar no papelzinho que será distribuído. Agora distribua entre os alunos todos os papeis. Em seguida peça para que todos leiam silenciosamente. Depois solicite que cada aluno que recebeu o papel vá à frente e leia para a classe o seu papelzinho dizendo o que entendeu da frase lida. Reflita com os alunos sobre cada frase lida.
Encerre a dinâmica perguntando: O que você faria se descobrisse que iria morrer amanhã? Aguarde as respostas. A maioria das pessoas certamente responderão que querem ter um conserto com Deus ou estar mais perto das pessoas que ama. Encerre mostrando que não temos que esperar o dia da morte para fazer as coisas que devem ser feitas imediatamente.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital

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