Dinâmica 01: O Sofrimento de Cristo
Objetivo: Iniciar o estudo sobre o sofrimento de Jesus.
Material:
01 corrente confeccionada de papel ou EVA
01 Chicote ou um cinto ou um cinturão
01 alfinete ou agulha
01 folha de papel madeira ou cartolina
Procedimento:
- Perguntem:
. Alguém aqui passou por uma situação em que ficou trancado sem poder sair de algum lugar? Como você se sentiu?
Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma corrente, para representar a situação vivenciada.
. Alguém já sofreu uma agressão física de algum colega numa discussão ou briga? Como você se sentiu quando apanhou?
Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem um cinto, para representar a situação vivenciada.
. Alguém já se furou com algo perfurante, como prego, alfinete etc?
Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma agulha, para representar a situação vivenciada.
- Falem: Todas estas situações causaram sofrimento, tristeza etc. Mas, hoje vamos estudar sobre uma pessoa que sofreu muito e nem se compara com o que vocês relataram.
- Falem: Vocês já sabem que antes da crucificação de Jesus, aconteceram várias situações que provocaram muito sofrimento para Ele.
- Apresentem uma folha de madeira ou cartolina com um desenho de uma cruz em tamanho grande.
- Falem que a cruz vai representar o sofrimento de Jesus.
- Peçam para que os alunos citem estes fatos que eles lembram que causaram sofrimento de Jesus antes de sua morte na cruz. As respostas devem ser escritas ao redor da cruz.
Preso
Acusado com falsas testemunhas
Chicoteado
Torturado
Cuspiram no rosto dele
Coroa de espinhos na cabeça
Morte na cruz
- Perguntem: Por que Jesus passou por este sofrimento além da morte de cruz?
Enfatizem que a morte de Jesus foi para nos salvar e nos dá vida abundante.
- Leiam: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”(Jo 15.13 e 14).
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
Objetivo:
Compreender os resultados da Crucificação e Morte de Jesus.
Material didático:
Quadro branco ou de giz
Fotos: Feirante, pessoa abraçada, casa e tribunal (ver modelo ao lado).
01 Cartolina branca
Cruz feita de cartolina de cor (Ex: Vermelha)
Fita adesiva
Atividade didática:
Chegue cedo para preparar sua dinâmica de forma antecipada. Use a parte de trás do quadro para colar a cartolina branca com uma fita adesiva. Cole na cartolina branca a cruz feita com uma cartolina de cor. Depois de colar a cartolina na parte de trás do quando deixe o quadro virado para frente. Inicie a dinâmica escrevendo na parte da frente do quadro: CÉU - O QUE MAIS ALMEJO LÁ? Agora pergunte pausadamente: O que você mais almeja do céu? Como você imagina que seja o céu? O que você gostaria de fazer lá? Faça uma lista no quadro de todos os desejos de seus alunos. Em seguida pergunte: O que e quem nos tornou possível concretizarmos esse sonho? Neste momento vire a parte de trás do quadro e mostre a resposta: Jesus Cristo, através de sua morte na cruz fez com que este sonho, no futuro, se torne uma realidade. Diga que a morte de Cristo na cruz trouxe-nos não apenas salvação mas outras bênçãos que podem ser desfrutas no presente. Mostre agora a s figuras recortadas do feirante, do tribunal, de pai e filho abraçados e da casa. Em seguida pergunte: Que relação estas figuras tem com este assunto? Ouça as respostas atentamente. Agora vá colando cada uma das figuras ao lado da cruz conforme o modelo apresentado em nosso blog, explicando o seu significado aos alunos. O feirante fala de redenção, pois fomos comprados de volta para Deus. Redimir significa comprar/comprar de volta, ou seja, fazer uma transação comercial de mercado. Na cruz Cristo nos redimiu. O preço pago foi o seu sangue. Quando uma pessoa redime alguém, esta passa a pertencer agora a quem a redimiu. Portanto, na cruz você se tornou propriedade exclusiva de Deus. O tribunal fala de julgamento. Você foi julgado e considerado inocente, justo diante de Deus, o grande juiz. No tribunal, isto funciona através de um advogado que comparece diante do juiz com a finalidade de inocentar o culpado. Jesus é este advogado. Pelo sangue que Ele derramou na cruz fomos justificados diante de Deus. O pai e o filho abraçados nos fala de perdão. O maior exemplo bíblico está na parábola do filho pródigo. Os nossos pecados provocou a ira de Deus nos fazendo inimigos dEle. Na cruz Ele perdoou nossos pecados e nos recebeu de volta como filhos. A casa de família, lugar de reconciliação. Nesta figura Deus é representado como um Pai que traz seus filhos de volta a comunhão e reconciliação. Reconciliação neste caso significa restauração de um relacionamento familiar, renovação de uma amizade entre Pai e filho – o que pressupõe que esta tenha sido rompida. O sangue de Jesus na cruz é que promoveu essa reconciliação.
Palavra de reflexão:
Deus, em Cristo, nos salvou, isto é, nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Nada poderia ser mais precioso para nós do que sermos agraciados com a salvação eterna. Para nós foi de graça, mas para Deus custou o preço do sangue de seu Filho na cruz.
por Escriba Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário