1ª Dinâmica: O Guia
Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Material:
01 venda para os olhos.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Objetivo:
Promover a compreensão do amor de Jesus por todos nós.
Material didático:
18 Imagens de ovelhas recortadas e com frases no verso (veja sugestão de frases logo abaixo)
imagem do pastor
fita adesiva de cor
18 envelopes
Atividade didática:
Você deve, de forma antecipada, colocar cada ovelha dentro de um envelope. Ao chegar à sala de aula faça um círculo de aproximadamente 50 cm de espessura usando fita adesiva de cor. Coloque o pastor no meio dele. Explique para os seus alunos que aquele círculo representa um aprisco. Em seguida mostre os envelopes e diga que em cada envelope contém a figura de uma ovelha e no verso da ovelha apresenta a sua característica. Fale que eles serão os responsáveis para dizer se cada ovelha deve ou não estar no aprisco junto com o pastor ou fora dele. Neste momento os alunos começarão a pegar os envelopes, um a um, e identificar, pela característica da ovelha onde ela deve ficar, se dentro ou fora do aprisco. A medida que os alunos forem identificando onde a ovelha deve ser colocada você deverá organizar as ovelhas que estarão dentro do aprisco ou próximo dele.
No final, fazer o fechamento e explicar qual a mensagem da história. Diga: talvez você apresente algumas das características das ovelhas que estão fora do aprisco para justificar a sua permanência fora dele, mas saiba que Jesus, como bom pastor, não abandona nenhum de seus filhos e sempre nos dá oportunidades de melhorarmos.
Explique que tanto as ovelhas que estão fora do aprisco, como as que estão no aprisco, fizeram sua escolha (livre-arbítrio) e lembrá-los da Lei de Causa e Efeito. Porém, no amor de Deus para com seus filhos, temos a oportunidade de escolher mudar de atitude e trilhar o caminho do bem. O arrependimento inclui afastar-se de tudo aquilo que não agrada a Deus e voltar-se para o Bom pastor para obter o seu perdão. O verdadeiro arrependimento é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos. Siga os ensinos de nosso amado pastor Jesus e assim você estará mais próximo de nosso Pai, e encontrará o verdadeiro amor de Deus.
Encerre a dinâmica lendo: João 10.16 “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor”. Nesse momento coloque todas as ovelhas dentro do aprisco.
Frases:
- Ovelhas que deve ficar no aprisco:
1. Obedeço os meus pais.
2. Falo do amor de Deus.
3. Sou uma pessoa amiga.
4. Tenho amor no coração.
5. Falo sempre a verdade.
6. Sou generosa.
7. Sou honesta.
8. Seleciono bem minhas amizades.
9. Sou humilde, ajudo as pessoas.
- Ovelhas que devem ficar fora do aprisco:
1. Desobedeço aos meus pais.
2. Falo palavrões.
3. Brigo com os colegas.
4. Tenho mágoa no coração.
5. Falo mentiras.
6. Tenho inveja.
7. Roubo objetos.
8. Me envolvo com más companhias.
9. Sou orgulhosa e egoísta.
Por Escriba Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário