Dinâmica: Quanto você vale?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a salvação, como pagamento do resgate do homem por Jesus.
Material:
01 figura de carro, casa e objetos de uma casa
Papel
Pincel atômico
Fita adesiva
Procedimento:
- Comecem perguntando qual o valor dos objetos que os alunos estão com eles naquele momento da aula.
Anotem as respostas num papel e coloquem ao lado de cada objeto.
- Agora, coloquem num quadro as figuras de um carro, uma casa e objetos de uma casa e perguntem:
Quanto pode valer este carro?
E a casa?
E outros objetos da casa?
Anotem as respostas, num papel e coloquem ao lado das figuras do carro, casa e utensílios domésticos.
- Perguntem: E você, quanto vale?(valor monetário)
- Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.
Peçam para que eles escrevam este valor no papel, que deve ser colocado na roupa do aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.
- Depois, façam uma comparação dos preços dos objetos com o valor de uma pessoa, no caso o valor indicado por eles para si mesmos.
- Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?
Quando o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito grande para com Deus. Mas, Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do homem, enviando seu filho Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem com Ele.
- Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?
Então leiam:
Rm 5.8 “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
I Co 7. 23a “Fostes comprados por bom preço...”
- Falem: Esta é a graça de Deus, um favor não merecido que nos alcançou gratuitamente, através do sacrífico de Jesus.
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”(Cl 2:13,14).
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: A Promessa da Salvação
Objetivo:
Enfatizar que Deus cumpre a suas promessas e que a promessa de salvação é para todos e que devemos espalhar as Boas-Novas de salvação.
Duas folhas de papel 40kg,
caneta hidrográfica,
tesoura,
caixa de presente
folhetos evangelísticos.
Atividade didática:
- Perguntem o que significa a palavra “Promessa”.
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa define como: “Declaração em que se anuncia a outrem ou a si mesmo uma ação futura ou intenção de dar, cumprir, fazer ou dizer algo; Acordo, oral ou escrito, em que as partes se obrigam a cumprir o estabelecido”. Há outros significados.
- Reflita acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno. Também fale sobre do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.
Agora leia: Números 23.19 “ Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?”
- Agora, afirme: Deus não falha em suas promessas. A promessa da salvação é a mais preciosa na vida do crente. Ela feita para todos. Por isso, o Evangelho deve ser anunciado a toda criatura. Sabemos que nem todos que ouvirem aceitarão Jesus e serão salvos, embora esse seja o desejo de Deus. Mesmo assim, devemos cumprir o que nos ordena a Palavra, o Ide de Jesus.
Escreva em uma folha o versículo: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”, Mc 16.15. Coloque-o dentro de uma caixa junto com alguns folhetos evangelísticos. Embrulhe a caixa com papel de presente e deixe-a em um lugar de destaque da classe.
Antes da aula, desenhe a silhueta de uma cruz em cada uma das folhas de papel 40kg e escreva os versículos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, Jo 3.16, e “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”, 1 Jo 4.9. Em seguida, recorte os versículos em pedaços pequenos.
No momento da dinâmica, divida a classe em dois grupos e dê os pedaços para os alunos montarem “o quebra-cabeça”. A equipe que montar primeiro, ganha o prêmio, que é a caixa. Peça para que eles abram o presente, leiam o versículo em voz alta e distribuam os folhetos entre si.
Finalize incentivando os alunos a evangelizarem naquele dia e lembrando-os que a promessa de um salvador é para todos e, por isso, devemos compartilhar as boas novas.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Ideia original: Revista Ensinador Cristão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário