Os Planos de aula devem ser encaminhado no seguinte e-mail:
Fontes do Ensino
“Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Cl. 1:9,10.
Abrindo a porta da Palavra
“Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pela qual estou também preso;Para que o manifeste, como me convêm falar.”
Cl. 4:3,4
Planejamento conceito
Conceito
Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar.
Definição
Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada.
Planejamento é a pré-determinação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.
Planejamento
Quem utiliza?
Engenheiros -> Projeto
Administradores-> Planejamento Estratégico
Exército -> Tática de Guerra
Equipes Esporte -> Treinam antecipadamente
Orquestra -> Ensaia
Governo -> Orçamento
Professores -> Plano de Aula
Palavras de Jesus sobre Planejamento
“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”
Lucas 14:28-30
Planejamento de Ensino
Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino.
Marcos Tuler
Motivos para Planejar
Organiza
Dá senso de direção
Ajuda a progredir
Ajuda na seleção do material e atividades
Ajuda a avaliar o grau de aprendizagem
Motiva os alunos a estabelecerem alvos
Encoraja o professor
Plano de Aula
Plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.
Preparação do Professor
GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento da Bíblia, capacidade de domínio das leis do ensino e da aprendizagem.(I Pe. 3:15)
ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado da lição bíblica a ser conduzida. (Rom. 12:7)
Fases do Planejamento L.I.D.E.R.A.R
Leitura da Lição
Identificação do tipo da lição (Teórica ou Prática);
Definição dos objetivos e metas a serem atingidas;
Escolha do Método (Seminário, preleção, debates, grupos, etc.) e materiais.
Recolhimento de Dados e informações sobre o tema.
Análise do tempo para cada tópico da lição
Resumo: Conclusão, aplicando a lição à vida do aluno.
Semana de Planejamento
Domingo: Ler – Leia a lição da semana e faça um estudo geral de todo o texto.
Segunda: Sumário – Leia novamente o texto bíblico e decore o Texto Áureo e a Verdade Prática. Leia várias vezes os objetivos
Terça: Histórico – Releia toda a lição e recorde o texto bíblico. Verifique o momento histórico do texto.
Quarta: Pessoas – Verifique o nome de cada pessoa inserida na lição.
Quinta: Geografia – Estude os lugares mencionados da lição. Aprenda a pronunciar seus nomes corretamente. Pesquise me mapas bíblicos.
Sexta: Fatos – Veja os fatos cuidadosamente.
Sábado: Aplicação – Releia suas anotações sobre a lição e elabora o método de explanação.
Domingo: Leia outra vez a lição e ore a Deus pedindo uma boa aula.
Execução do Plano de Aula
Exploração do assunto
Discorra sobre o assunto tópico por tópico
Pergunte, responda, verifique a aprendizagem.
Faça com o aluno faça uma auto-análise diante do tema
Conclusão
Feche o assunto
Avaliação do Plano de Aula
O Plano foi completamente executado?
Atingiu os objetivos?
Seus alunos estavam interessados na aula?
Onde houveram falhas?
O tempo foi suficiente?
Efetuar mudanças no próximo?
Vantagens do Plano de Aulas
1 Fixa bem a lição na mente do professor.
2. Dá ao professor um plano de operação.
3. Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada.
4. Inclui participação planejada.
5. Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista.
6. Evita surpresas.
Resultados do Não-Planejamento
1. Rodeios - narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a lição.
2. Lição inacabada - falta de um plano de aula, incapaz de acabar a lição.
3. Judeu errante - vagueando sem ponto de referência e direção.
4. Desmotivação do Aluno.
A Palavra-chave do Professor R e s p o n s a b i l i d a d e
Ensinar as crianças nos seus primeiros anos de vida.(“Ensina a criança no caminho em que deve andar...”)
Educar adolescentes, em plena fase de dúvidas e indagações, onde uma resposta pode mudar o curso de sua vida espiritual.
Ensinar aos jovens, cujo aprendizado será propagado.
Ensinar ao novos convertidos o “leite racional.”
Ministrar aos irmãos e irmãs que repassa tais ensinamentos aos seus familiares
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_____________________________________________________
Lição 11 - Classe Descobridores
Lição 08 - Classe Descobridores Juvenis
Lição 08 - Classe Juniores
Lição 07 - Poder sobre as enfermidades e morte.
Lição 06 - mulheres que ajudaram Jesus - Gideão e Rute
PLANO DE
AULA EBD FERNANDO DE NORONHA
CLASSE: JUNIORES
PROFESSORA:
DANIELLE OLIVEIRA
TÍTULA DA LIÇÃO: A ÚLTIMA BATALHA
TEXTO BÍBLICO: JUÍZES 16
OBJETIVO: MOSTRAR QUE SOMENTE COM A PRESENÇA DE DEUS
EM NOSSAS VIDAS SOMOS FORTES PRA VENCER AS PROVAS.
DESEMVOLVIMENTO:
Ø
RECEPCIONAR OS ALUNOS E ACOMODÁ-LOS
Ø
FAZER UMA ORAÇÃO PAR A INICIARMOS A AULA
Ø
CHAMADA, OFERTA E DEMAIS OBSERVAÇÕES
Ø
LER TEXTO ÁUREO
Ø
CONTAR A HISTÓRIA DE SANSÃO E DALILA,COM A PARATICIPAÇÃO DE TODOS DEMONSTRANDO
ATRAVÉS DE BONECOS FEITOS COM BEXIGAS O QUE ACONTECEU COM A FORÇA DE SANSÃO
Ø
DEIXAR COM QUE CADA ALUNO CONTE UMA EXPERIÊNCIA
QUE PASSOU E PRECISOU BUSCAR A FORÇA DE
DEUS.
Ø
DEIXAR COM QUE CADA ALUNO CONFECCIONE SEU BONECO
SANSÃO UTILIZANDO BALÕES
Ø
FAZER PERGUNTAS E TIRAR AS DÚVIDAS EXISTENTES
Ø
ATIVIDADE DA REVISTA
MATERIAL UTILIZDO
ü
LÁPIS
ü
BEXIGAS
ü
FITA ADESIVA
ü
CREPON
ü
CANETINHAS
ü
ENCERRAMENTO
ü
LER TEXTO ÁUREO
ü
ORAÇÃOFINAL
Lição 06 - Eutanásia - Descobridores da verdade
Lição 06 - Jesus acalma a tempestade - amiguinhos de Jesus
________________________________________________________________________
Título da Lição.
Aborto, a morte de inocentes.
"Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei e as nações te dei pro profeta"
O aborto,
Pratica contrária à palavra de Deus, que tem crescido em nosso dias,
Palavra que vem do latim, Abortum, do verso Abortare
Que significa " morrer, perecer, desaparecer no horizonte"
Estatísticas do Aborto:
No mundo: Por ano = cerca de 50 milhões,
Por mês: 4.166.666
Por dia: 138.888
Por hora: 5.787
Por minuto: 96
Por segundo: 1,6 (cerca de três abortos em cada 2 segundos)
Legalidade:
Legal em caso de risco de vida, gravides resultante de estripo e anencefalia fetal,
Ano da lei: 1984
Penas:
Para gestante 1 a 3 anos
Para os médico de 3 a 10 anos
Mortalidade:
69 mulheres ( 2012 Fonte do Ministérios da saúde)
A palavra de Deus nos ensina que (Deus ha de trazer a juízo toda a obra e até tudo que está incorreto, que seja bom quer seja mal), (Ec 12.14). Desse modo podemos entender que tal pratica é um pecado grave contra Deus, visto que não só destrói a criança peculiar das maus de Deus, ou seja , o ser humano". Mas ta,bem é uma afronta contra a natureza divina pois o poder da vida está em suas mãos.
Tipos de aborto
Natural e provocado,
Por que a igreja é contra,
Para nós, a pessoa humana tem início no exato momento da concepção.
O Criador conhece a cada indivíduo, antes mesmo de vir a esse mundo é por sua graça. E concedeu a cada um o dom da vida, a fim de que vivesse a glória efeito
Deus
Documentário a ser apresentado em sala:
O grito Silencioso.
Enquanto o documentário está passando servirei pipoca
Local:
Na construção nova.
Material de apoio:
Microondas, protetor, cadeiras.
DIA 03/05/2015
plano de
aula: classe AMIGUINHOS DE JESUS
professoraS: daniela Rangel E NICOLE
Título da
Lição
Jesus Faz o moço viver novamente.
Objetivos
Compreender que Jesus sente pena de nós quando estamos sofrendo
e que Ele tem poder para fazer milagres em nossas vidas que nos faz se sentir
melhor.
Conteúdo
Através de história bíblica iremos compreender a compaixão de
Cristo pelas nossas vidas.
Material
utilizado
- Lápis;
- Borracha;
- Apontador;
- Cola;
- Tesoura de ponta redonda;
- Lápis de cor;
- Cola Colorida;
- Xerox de Megafone para montar;
Procedimento
de ensino
- Acolhida;
- Oração inicial;
- Chamada Completa;
- Memorização do Título da Lição e do Versículo;
- História;
- Atividade da Revista;
- Atividade do Megafone;
* As crianças irão receber o Xerox de um “Megafone”, deverão
colorir, recortar, montar e colar. Eles levarão como lembrança da aula.
Modelo reduzido
- Ensaio do Corinho: Três palavrinhas Só.
Recurso
didático
Visual da CPAD.
Avaliação
Através da participação em aula e conclusão das atividades.
Plano de aula
CLASSE: Gideão/Rute/Maranata Professor:
Pb. Vicente
DATA DA AULA:
26/04/2015
TEMA DA
AULA: A TENTAÇÃO DE JESUS
OBJETIVO: Explicar
aos alunos a Tentação de Jesus, mostrar que ele foi tentado e venceu o inimigo
pelo poder da palavra de Deus, com isso mostrar o que significa Tentação
trazendo um paralelo ao cotidiano de nossas vidas. Mostrar como Jesus venceu as
tentações oferecidas pelo diabo.
CONTEÚDOS
A SEREM TRABALHADOS:
I – DEFINIÇAO DE TENTAÇÃO;
II – A REALIDADE DA
TENTAÇÃO;
III – A TENTAÇÃO DE SER
SACIADO;
IV – A TENTAÇÃO DE SER
CELEBRADO;
V – A TENTAÇÃO DE SER
NOTADO.
Materiais
utilizados:
Revista da EBD;
Datashow;
Participação dos
alunos (material humano);
Cartaz com veículo e
caixa de chocolate.
ROTINA:
09:45
- Fazer a Chamada;
- Acolhida dos
alunos, com um caloroso bem vindos e recepção dos visitantes (se houver)
- Motivar os alunos
a participarem assiduamente da EBD;
- Incentivar a
leitura da revista e leitura bíblica;
10:00
- Introdução: breve
explanação sobre o conceito e significado de Tentação;
- Desenvolvimento
dos tópicos
10:40
- Conclusão
- Avaliação;
10:50 – Encerramento da ministração da aula
AVALIAÇÃO:
Por meio de
perguntas e na observação da participação durante a aplicação da lição.
Plano de Aula
Classe Descobridores
Professor: Diogo
Aula 4 – Legalização das Drogas, uma ideia maligna
Leitura Bíblica em Classe
1 João 2.17 e Efésios 5. 1-8, 15-17
- Motivos pelos quais os jovens utilizam essas substâncias:
Julgar é a melhor opção?
1. É melhor obedecer a Deus
Mesmo com aprovação de Leis que imponham algo contrário a palavra, devemos permanecer fieis a Deus;
A sociedade está embrutecida;
2. O que são drogas:
Definição, exemplos e consequências do uso;
3. Diga não à legalização e as falácias do inimigo:
Reflexo da legalização em países que permitiram o uso indiscriminado de drogas;
Um caminho difícil de abandonar.
4. Um projeto do inimigo
Drogas são um instrumento do maligno.
Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Congregação Fernando de Noronha
Cronograma de horário
9:50 – chamada
09:55 – Introdução ao assunto
10:05 – Leitura Base da aula
10:10 Tópico 1
10:20 Tópico 2
10:30 Tópico 3
10:40 Tópico 4 e Conclusão da matéria
PLANO DE AULA - Lição nº 03 - Classe Adulto
Professor: Carlos Serpa
Tema: A infância de Jesus
Texto Áureo: " E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e com os homens" Lucas 5.52
Objetivo da lição:
Demonstrar de forma simples e apoiado nas escrituras o desenvolvimento corporal, social, psíquica e espiritual de Jesus.
Mostrando
que Jesus teve uma criação como qualquer outra criança na época dele,
crescendo culturalmente conforme os costumemos da época, como o jeito de
falar etc.
Vou utilizar para isso slides com figuras e textos e fixação, para um melhor aproveito,
Usarei também de perguntas chaves a respeito do conteúdo para efetuar um gancho para cada tópico que irei explorar.
E trarei o contexto para os dias de hoje, para uma aplicação pratica de cada um.
Espero que os alunos saião com a ideia que Jesus encarnou para ser como nós,
Sendo que foi inserido na sociedade e no ambiente familiar como qualquer outra criança,
Aprendendo os costumes, a cultura, a profissão do seu pai José, etc.
DIA
19/04/2015
plano de aula: classe juniores
professora daniela rangel da cruz da
silva
Título da Lição
Os muros vão
ao chão.
Objetivos
Aprender sobre
o valor e a importância de obedecer a Deus.
Conteúdo
História da
Queda do Muro de Jericó com a ajuda de Deus e do exercito de Josué.
Material utilizado
- Lápis;
- Borracha;
- Apontador;
- Cola;
- Tesoura de
ponta redonda;
- Lápis de cor;
- Apito;
- Xerox da
Corneta para montar;
Procedimento de ensino
- Acolhida;
- Oração
inicial;
- Chamada
Completa;
- Memorização
do Título da Lição e do Versículo;
- História;
- Atividade da
Revista;
- Atividade da
corneta;
* As crianças
irão receber o Xerox de uma corneta, deverão colorir, recortar, montar e colar.
Depois eu irei colar o apito na parte de dentro. Eles Levarão como lembrança da
aula.
Modelo reduzido
Recurso didático
Visual da CPAD.
Avaliação
Através da participação em aula e conclusão
das atividades.
_______________________________________________________________________________
Plano de aula Lição 02 - o nascimento de Jesus
https://drive.google.com/file/d/0BxgILX05VH4OM0Z4MllPa0xIdTQ/view?usp=sharing
A Paz do Senhor irmãos!
ResponderExcluirSabemos que para todo trabalho é necessário uma boa administração e planejamento, assim também a OBRA do Senhor, esta escrito em 1 Coríntios 14:40 que tudo deve ser feito com ordem e decência.
Que Deus abençoe e faça com que este trabalho de ensino venha crescer e render bons "FRUTOS".
EBDNORONHA – EU FAÇO PARTE.
ResponderExcluirLição 8, 20 de Março de 2012.
Título: Filadélfia, a Igreja do Amor Perfeito.
Texto Áureo: “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele
verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele”
(IJo.2:5)
Verdade Prática: Amar não é suficiente. É urgente que o nosso amor seja perfeito
como perfeito é o amor com que Deus nos amou.
Leitura Bíblica em Classe. (Ap.3:7-13)
1. QUEM ERA A IGREJA DE FILADELFIA.
a) A igreja da porta aberta. (At.14:27, ICo.16:9)
b) A igreja que recebeu uma declaração de amor de Jesus: (v9d)
c) A igreja que era oposição à Satanás naquela cidade (v9a, MT.16:18)
2. QUE CARACTERÍSTICAS HAVIA NESTA IGREJA, QUE RECEBEU DE JESUS UM ELOGIO TÃO AMOROSO?
A) Igreja amorosa – (V10)
B) Igreja firme em meio à perseguição (v8)
C) Uma Igreja de *vencedores (a quem vencer) (v12a)
3. QUAL A APLICAÇÃO PARA NOSSAS VIDAS HOJE EM CURITIBA?
A) Que desafio você está enfrentando hoje para servir a Deus?
B) Qual a lição que os irmãos de Filadélfia deixaram para nós?
C) A advertência de Cristo para Filadélfia também é para nós (v11)?
PLANO DE AULA
ResponderExcluirCLASSE GIDEÃO E RUTE
LIÇÃO 10 O GOVERNO DO OTSIRC.
FORMA DA AULA:
VARAL DE IDÉIAS:UMA LINHA COM CINCO IMAGENS CADA UMA CONCERNENTE AO ASSUNTO ABORDADO PELA LIÇÃO.
1 TEMA: TEMPO. 2. O GOVERNO DO ANTICRISTO 3. O ANTICRISTO
4. AS TRÊS FORMAS DE GOVERNO DO ANTI CRISTO 5. O TEMPO.