Dinâmica 01: Mudança de Valores
Objetivo: Refletir como deve ser o posicionamento do cristão diante dos valores não cristãos, que faz oposição aos valores bíblicos.
Material:
10 bexigas
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Para o grupo 01, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores cristãos, extraídos das Bíblia, sobre casamento, aborto, homofobia, drogas etc.
- Para o grupo 02, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores ou ideias não cristãs sobre casamento, aborto, homofobia, drogas etc.
- Depois, o grupo 01 deve fechar bem o círculo de modo que não haja espaços para alguém entrar. Os balões devem ficar dentro do círculo e os componentes vão defender seus valores, não deixando que pessoas do grupo 02 penetrem e/ou coloquem outras bexigas com outros valores dentro do círculo, nem retirem bexigas com valores cristãos.
- O grupo 02 deve fazer um círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o círculo do grupo 01 e colocar outras bexigas com valores diferentes.
- Depois da realização dessa atividade, perguntem:
O que podemos tirar de lição com esta atividade?
Como foi o ataque e a defesa dos dois grupos?
Quais as dificuldades para defender os valores cristãos?
Como o grupo 01 se sentiu pressionado pelo grupo 02?
- Depois, peçam para que eles leiam quais os valores do grupo 01 e do grupo 02.
- Para finalizar, enfatizem a importância de conhecer e saber defender os valores cristãos diante das influências de outras religiões.
“... e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pe 3:15).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica 02 - Os valores cristãos e a sociedade
Objetivo:
Propiciar aos alunos a oportunidade de reconhecer e identificar os seus próprios valores morais e refletir a respeito deles, enfocando a importância do valor moral cristão.
Material didático:
Papel oficio ou A4,
lápis ou caneta.
Cartolinas
Pincel atômico
Atividade didática:
Explique a classe que farão uma atividade onde poderão analisar como estão se comportando diante das várias situações morais da vida. Qual a escala de valores diante dessas várias situações. Utilize cartolinas para escrever um cartaz com frases que expressem atitudes morais diante da vida ou algum valor e lê com o grupo cada uma delas:
Estabeleça o que é mais importante:
- Sair com o namorado(a) ao invés de ir a igreja.
- Sair com os(as) amigos(as) nos dias de culto.
- Ser pontual em seus compromissos.
- Ir visitar um amigo doente no hospital.
- Conversar e assistir vídeos indecentes nas redes sociais.
- Valorizar a Família.
- Ficar no computador até altas horas da madrugada.
- Fazer uma tatuagem.
- Colocar um piersing.
- Beijar os pais.
- Apoio união de pessoas do mesmo sexo.
- Apoio ao aborto.
- Apoio as leis humanas, ainda que atropelem as leis de Deus
- Ler a Bíblia e seguir os seus ensinos.
Obs: Perguntar ao grupo se teriam mais frases para colocar. É importante acrescer mais frases, pois estas vão ser mais afins com o grupo e este poderá se identificar melhor com as frases. (No máximo mais três frases).
Explicar que agora, irão estabelecer uma escala de valores baseado nessas frases, para poderemos fazer uma reflexão mais detalhada de como agimos, normalmente. Distribua as folhas de papel-ofício entre os participantes e peça para que eles escrevam em ordem as suas escalas de valores. A partir dessa lista de frases, solicite que eles coloquem em ordem de importância, as coisas que fazem parte da sua maneira de agir e de pensar no cotidiano. Em primeiro lugar o que é mais importante e assim sucessivamente.
Terminada essa etapa, você deverá agir da seguinte forma:
1- Coletar a escala de valores apontados por cada aluno.
2- Discutir com o grupo as suas escalas de valores morais nas seguintes questões:
- Houve mudanças nos valores de cinco anos atrás para os dias atuais?
- Vocês foram sinceros ao estabelecer os valores, ou pensaram no que os outros ou a igreja acharia mais certo.
- Nossas atitudes são baseadas em quê? Levar ao grupo a perceber que nossas atitudes são calcadas em que acreditamos, em nossos valores. Que podem ser aprendidos ou já nascemos com eles.
- Como estabelecemos nossas escala de valores? O que nos influencia para estabelecermos nossos valores?
- Os valores passados pela mídia podem nos influenciar no sentido de mudar os nossos valores morais?
- Quais os fatores que contribuem para que mudemos nossos valores?
- Que fatores contribuíram para que mudassem de valores.
- O que fazer para mudar nossos valores para melhor?
Por Escriba Digital
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