EBD Fernando de Noronha

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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dinâmica da Lição 07: A Família que Sobreviveu ao Dilúvio (Adultos)


Dinâmica
Apresentem o título da lição: A família que sobreviveu ao Dilúvio.
- Iniciem a aula, lançando a seguinte pergunta:
O Dilúvio foi universal? Por quê?
Aguardem as respostas.
Depois, apresentem o posicionamento mais aceito: o Dilúvio foi universal. Apresentem argumentação bíblica sobre isto.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Apresentem a figura abaixo para mostrar o tamanho da arca em comparação a outros objetos:  

Como curiosidade, falem que na Holanda existe uma arca com as mesmas dimensões da arca de Noé, vejam imagem abaixo:


- Para concluir, utilizem a dinâmica “Ação de Resistência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Importante!!!
Para a conclusão do trimestre, sugiro que façam uma Mostra Cultural.
Quer saber como fazer?
Leiam o texto pedagógico “Mostra Cultural na EBD”, que vocês encontram no marcador “Texto pedagógico” deste blog.


Dinâmica: Ação de Resistência
Objetivo: Refletir sobre os cuidados que devemos diante da corrupção do mundo, vivendo de forma íntegra de acordo com a Palavra de Deus.
Material:
Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão

Procedimento:
- Apresentem a sombrinha fechada.
- Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.
- Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
- Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação ao cristão e sua família diante dos desafios do mundo que jaz no maligno.
- Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques de satanás contra a família.
- Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Vocês devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não tenham sido apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
- Perguntem: O que estes ataques podem causar na família?
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir a família, ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos e a mercê do materialismo e do liberalismo social.
A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos na família, para que não fique desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
- Falem: Mas, o que a família pode fazer?
Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que a família deve fazer para permanecer firme diante dos ataques do inimigo.
Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência estão na família.
Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou quebrada indica que a família está completamente vulnerável aos ataques do inimigo.
- Leiam  “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
- Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto de que a família não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas malignas.
Ideia original do uso da sombrinha como proteção em dinâmica desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Tema: Protegendo a família da corrupção do mundo

Objetivo:
Orientar para que possamos escapar com nossa família da corrupção deste mundo.
Material Didático:
Copo com água (copo bem alto);
Um vasilhame com água
Uma pequena bacia
Bolinhas de gude,
Quadro de giz-, giz.
Atividade didática:
Sente-se com os alunos em círculo. Depois, escreva no quadro de giz a seguinte questão: "O que fazer para que a nossa família possa escapar da corrupção vivida pelo mundo hodierno?" Discuta com os alunos. Ouça-os com atenção e explique que a Queda fez com que a família sofresse. Já desde o início, na família de Adão podemos ver vários acontecimentos ruins, como por exemplo, inveja e assassinato. Viver em família não é fácil, cada membro tem que fazer a sua parte e procurar cumprir os princípios bíblicos estabelecidos por Deus para esta importante instituição divina. Em seguida, peça que um aluno leia parte destes princípios narrados em Efésios 6.22-29 e 6.1-4. Discuta com eles estes princípios e em seguida pegue o copo com agua e coloque no centro do círculo. Diga que Deus criou a família e o seu desejo é que o nosso lar seja um lugar de proteção e cuidado. Peça que observem a água pura e cristalina. Em seguida, diga que algumas atitudes podem comprometer a vida familiar saudável. Distribua as bolinhas de gude e peça que cada aluno fale, utilizando apenas uma palavra, o que pode atrapalhar a união e a felicidade de uma família. Em seguida o aluno vai jogar a bolinha dentro do copo com agua que ficará dentro de uma pequena bacia. As bolinhas vão ocupando os espaços e água vai sendo lançada para fora do copo. Explique que na vida familiar, se cada membro não fizer a sua parte, as atitudes ruins, o pecado, vai tomando conta e vai "esvaziando" as pessoas de tudo que é bom. Vamos perdendo o afeto, o carinho, o companheirismo, a amizade, etc. Os sentimentos bons vão se acabando. Resta apenas um monte de entulho (mostre o copo só com as bolinhas). Retire as bolinhas do copo e coloque água novamente. Não existem famílias perfeitas, mas se cada membro fizer a sua parte, buscando obedecer aos princípios de Deus, nossos lares são abençoados. Diga que com a ajuda de Jesus podemos retirar tudo que não presta e restabelecer a pureza, o amor, a alegria, a paz, etc. Conclua com uma oração em favor das famílias.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Autora: Telma Bueno


Adaptado por Escriba Digital

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