EBD Fernando de Noronha

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quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Dinâmica da Lição 06: O Impiedoso Mundo de Lameque (Adultos)


Dinâmica: Estamos no mesmo barco

Objetivo: Estudar o tema da violência social, de forma contextualizada.

Material:
Reportagens sobre diversos tipos de violência

Procedimento:
- Entreguem para os alunos várias reportagens sobre violência.
- Peçam para que eles agrupem estas reportagens por tipo de violência.
- Perguntem: Quantos aqui na classe sofreram algum tipo de violência social?
Certamente, quase a totalidade da turma vai responder que sim. Aguardem as respostas e comecem a tabular a quantidade de acordo com o tipo de violência, por exemplo: assalto, roubo, bullying, assassinato, assédio moral e/ou sexual, perseguição, sequestro etc.
Façam uma abordagem mesmo sucinta sobre a violência doméstica, Lei no 11.340/06(conhecida como Lei Maria da Penha). Há outra violência que não pode ser esquecida que é o Bullying, pois há crianças, adolescentes e jovens sofrendo este tipo de violência dos colegas e estão calados, passando por situações constrangedoras e humilhantes na escola, e, seus pais e eles mesmos precisam denunciar estes fatos.
Procurem informações sobre estes tipos de violência num site de busca, nos quais vocês poderão ler sobre isto.
- Falem de exemplos registrados na Bíblia sobre violência, como: Caim que matou Abel, Lameque que matou duas pessoas e o homem da parábola do Bom Samaritano que também sofreu violência.
- Falem: A origem da violência está no pecado e que Caim cometeu o primeiro assassinato (Gn. 6.5). 
O que podemos concluir? Abel, o homem da parábola e nós passamos por situações semelhantes, isto é, somos também vítimas de violência. A violência não é algo do mundo moderno. Estamos no mesmo barco.
Mas, lembrem-se de que Jesus está conosco no barco, quando somos surpreendidos pelas tempestades da vida. Leiam Mt 4.34 a 41.
- Agora, trabalhem os demais pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Os Laços deste mundo

Objetivo:
Alertar-nos contra a depravação deste mundo e, como fugirmos dela
Material didático:
Estória: O Caminho perigoso do qual ninguém volta
Atividade didática:
Chame a atenção dos alunos para o significado da palavra laço; explique que nesta dinâmica ela será usada em sentido figurado, a fim de que fique bem demonstrado o sentido do pecado em relação à nossa vida.
Diga aos alunos que irá contar uma história retirada da Coletânea de Mil Ilustrações Selecionadas, e que essa história mostrará bem o que significam os laços do pecado.
O Caminho perigoso do qual ninguém volta
Conta-se a história de uma velha e sábia raposa que estava para entrar em uma cova onde os numerosos rastros de suas companheiras lhe diziam que uma multidão de raposas já havia entrado antes dela.
Achando-se justamente na entrada, hesitou, porque notou que todos os rastros iam na mesma direção - todos mostravam que haviam entrado na cova, mas nenhum voltara. Depois de um momento gasto em aparente meditação, ela voltou-se e foi embora.
Nos nossos dias, muitas são as cavernas em que os homens estão entrando, nas quais só há pegadas apontando para dentro. Há lugares de diversões, antros de vício, sim, mesmo palácios de iniquidade, que atraem pessoas de ambos os sexos. Muitos estão à porta, começando a descer pelo caminho da perdição. Todos os vestígios à entrada apontam para uma direção, porque poucos entram pelos portais do pecado e voltam. Se alguns poucos voltam, suas pegadas são apagadas pelos passos apressados da grande multidão que se lança para a destruição certa.
A porta por onde hoje entras pode conduzir-te à cova do hábito, a uma vida de escravidão. Poucos dos que adquirem maus hábitos voltam atrás. A porta que está diante de ti hoje pode ser a do sexo fora do casamento; e se esse portal for transposto, pode ser a entrada para uma vida de miséria, desgraça, remorso e escravidão.
Comente rapidamente o significado desse texto. Em seguida pergunte:
- Alguém aqui já se viu envolvido pelos laços do pecado, por exemplo? Como aconteceu isso? Como você se livrou dele?
- Porque alguns de nós, cristãos, caiamos nos laços dos prazeres insaciáveis da carne?
- Como fugir dos laços da depravação sexual dos dias atuais?
- Alguém aqui já foi envolvido pelos laços da beleza deste mundo? Qual foi a sua experiência, neste sentido?
Por meio desse rápido momento com seus alunos, você estará usando a experiência deles para ilustrar o conteúdo da lição.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Adaptação da dinâmica: Escriba Digital

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