EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dinâmica da Lição 12: Regeneração (Juvenis)


Dinâmica: Um novo nascimento

Objetivo:
Mostrar a importância do novo nascimento na vida cristã.

Materiais Didáticos:
Um(a) boneco(a) sujo com carvão vestido com roupas sujas e rasuradas;
Roupas limpas (Para o(a) boneco(a));
Uma caixa que dê para colocar o(a) boneco(a)
Uma bacia media com água

Atividade Didática:


Apresente aos alunos o(a) boneco(a) sujo com carvão vestido com roupas sujas e rasuradas. Diga para eles que o(a) boneco(a) representa nós antes de conhecermos Jesus, sujos pelo pecado e vestidos com roupas sujas e velhas. Coloque agora o(a) boneco(a) dentro da caixa e em seguida diga: Esse também era o nosso estado, morto no pecado e pelo pecado. Leia com eles a parte inicial de Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte”. Explique que ninguém podia ser salvo por Deus estando em estado de sujeira e morte. Prossiga a dinâmica retirando o(a) boneco(a) de dentro da caixa e lendo Efésios 2.1 "Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados". Agora fale: Cristo nos tirou de um estado de morte para nos colocar em um estado de vida. A criatura velha ficou enterrada para ressurgia uma nova criatura. Fale que é isto que acontece no novo nascimento. Nesse instante tire as roupas do(a) boneco(a) e lave-o por completo na bacia com água retirando toda sujeira. A medida em que for lavando diga que foi isso também que Deus fez conosco ao nos tornarmos novas criaturas. Leia agora Efésios 5.26 "a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra", Deus além de nos ressuscitar Ele também nos lavou com Sua Palavra retirando de nós toda sujeira de pecado, e em seguida nos deu novas vetes, vestes limpas (Neste momento vista o boneco).
Encerre a dinâmica dizendo: Agora que você nasceu de novo é necessário que isso seja demostrado através de evidências concretas para que o mundo perceba esta nova vida em você, por isso:
1 - Creia no Filho de Deus: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus." I João 5:1.
2 - Ame a Jesus Cristo: "Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis." João 8:42.
3 - Ame as pessoas: "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." I João 4:7
4 - Conserva-se a si mesmo: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." I João 5:18
5 - Pratique a justiça: "Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele." I João 2:29.
6 - Não viva na prática de pecado: "Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus." I João 3.9.
7 – Aceita a correção com humildade: “porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho” Heb 12.6
8 – Vença o mundo, em vez de ser vencido por ele: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é vitória que vence o mundo, a nossa fé." I João 5:4.

Por Escriba Digital


2ª Dinâmica Lição 12: Nasci de Novo!

Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação, através do Novo Nascimento.
Material:
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns piruás(grãos que não estouraram)
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de pipoca”(postado abaixo)

Procedimento:
- Falem da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.
- Distribuam o texto “Milho de Pipoca”(postado abaixo) para cada aluno e leiam.
- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação.
O barulho pode representar a alegria da transformação.
- Leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e pensamentos que devem pautar a vida do cristão.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
- Para concluir, distribuam 01 saco de pipoca para os alunos.
Por Sulamita Macedo.

Texto
Milho de Pipoca

             Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.
            O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
           Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.
            Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura.  No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.

Autor do texto: Rubem Alves.

5 comentários: