Dinâmica: Gênesis – o livro
Objetivo: Introduzir o estudo do livro de Gênesis.
Material:
Lição bíblica do trimestre
Bíblia
Tempo de realização: aproximadamente 30 minutos.
Procedimento:
- Fixem com fita adesiva nas costas de cada aluno um papel com um numeral 1,2 ou 3.
Antes disto, vocês devem contar a quantidade de alunos que já estão na aula, para poder distribuir a quantidade de papéis para que os grupos se formem com número de componentes iguais ou semelhantes.
- Depois, peçam para que eles se dividam em grupos de acordo com a numeração que está nas costas.
Como assim? Isto mesmo, eles não estão vendo a numeração, mas deverão ter a iniciativa de saber qual o número que ele tem, perguntando ou alguém falando para eles qual o número. A intenção aqui é promover socialização e observar a iniciativa dos alunos.
Depois da descoberta do número de cada pessoa, eles devem se agrupar, formando o grupo 1, o grupo 2 e o grupo 3.
- Em seguida, distribuam as seguintes tarefas:
Para o grupo 01: Pesquisar na lição 01, sobre o tema do livro, a data, a autoria e o local em que foi escrito.
Para o grupo 02: Pesquisar na lição 01, quais os objetivos do livro e explicá-los para a turma.
Para o grupo 03: Pesquisar na lição 01, qual o conteúdo do livro de Gênesis.
- Informem que cada grupo terá 15 minutos para isto. Em seguida, eles vão apresentar oralmente o que pesquisaram, de forma objetiva.
Observem o que cada grupo vai apresentar, apresentem outras informações e/ou corrijam algo se necessário.
À medida que eles apresentam, vocês podem escrever no quadro alguma palavra ou frase importante para chamar atenção e fixar mais o conteúdo.
Permaneçam ao lado de cada grupo no momento da apresentação para que se sintam mais seguros.
- O tempo restante da aula, vocês devem apresentar outras informações sobre a lição.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Mostra Cultural na EBD
Mostra Cultural ou Feira é uma atividade didática, objetivando uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, com tema definido, sob a orientação dos professores, ao longo de um determinado período de estudo, pesquisa e elaboração das atividades, proporcionando aprendizagem com investigação e criatividade.
Para uma Mostra Cultural é importante que sejam observados vários pontos, destacados a seguir:
- Reunir os professores e demais componentes da direção da EBD, para uma reunião, na qual serão explicados a proposta da feira e os itens importantes para sua execução. Uma representatividade dos alunos pode estar presente a esta reunião.
- Estimular os professores para que se sintam motivados e que haja integração e envolvimento dos alunos na proposta.
- Destinar e delimitar tempo para preparar o material, que deve ser preparado ao longo do trimestre pelos alunos no horário da EBD, como também em horário extraclasse.
- Marcar o dia da apresentação dos trabalhos. Este momento é chamado de Culminância.
- Escolher o tema da Mostra. Dividir os subtemas entre as classes, para que não haja repetição.
- Procurar diversificar a forma de apresentação dos trabalhos, tais como: curiosidades, cartazes, banners, filme, documentário, peça de teatro ou uma encenação simples, perguntas e respostas, desenhos ilustrativos, maquetes etc.
- Esclarecer para os alunos que a qualidade da apresentação dos visuais como do que vai ser falado são fatores importantes numa exposição.
- Os professores devem orientar os alunos sobre o que vai ser falado por eles no momento das apresentações. Partindo do princípio que pesquisas foram realizadas e há muito conteúdo lido, então é interessante fazer uma seleção de informações, para o momento de expor os trabalhos.
- Divulgar a Mostra Cultural para a Igreja nos cultos, convidando os membros e congregados para o dia da exposição.
- Convidar pessoas do entorno da igreja ou de outras congregações para prestigiar o evento, diversificando e ampliando o público para a Mostra.
- Decidir se vai haver uma camiseta com o nome “Mostra Cultural”.
- Escolher o local de realização da Mostra Cultural e providenciar mesas, cavaletes, quadros etc., para colocar os materiais que serão expostos.
- Decidir qual a origem da fonte dos recursos financeiros para comprar material para exposição dos trabalhos.
- Registrar a Mostra Cultural, desde o momento de elaboração das atividades, a montagem e o dia da exposição. O registro pode ser com fotografias e filmagem.
- Organizar uma forma para os que estão apresentando os trabalhos possam visitar a Feira, se reversando na apresentação e na visitação aos stands.
- Organizar uma equipe para recepcionar os convidados e entregar um convite para participar da EBD e/ou dos cultos. Esta equipe deve ficar com um “Livro de Assinaturas” dos convidados, que podem colocar suas impressões sobre a exposição na saída do evento.
- Organizar um “Livro de Assinatura”, que nas páginas iniciais pode ser colocado o projeto da Mostra Cultural, depois as assinaturas e impressões dos visitantes e por fim um relato objetivo de como aconteceu o evento. Através deste livro de assinaturas fica registrado um memorial, que servirá de consulta para outros projetos.
- Elaborar um planejamento das atividades e nomes dos responsáveis e como vai ser o funcionamento de cada etapa.
- Fazer reuniões periódicas para saber como estão as ações em andamento e procurar minimizar e solucionar os entraves que possam impedir o sucesso da Mostra.
- Organizar a Mostra no dia anterior à culminância, com a montagem dos trabalhos. É interessante pensar também como vai ser a desmontagem e a destinação das atividades.
- Após o tempo da exposição no dia da Amostra, é bom reunir todos os envolvidos e convidados e fornecer um lanche.
- Realizar uma reunião para avaliar os pontos negativos e positivos da Mostra Cultural.
Que tal realizar uma Mostra Cultural neste trimestre? Então, mãos à obra!
Por Sulamita Macedo.
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