-
Apresentem o título da lição: As Epidemias Globais.
-
Depois, perguntem: O que é epidemia?
Aguardem
as respostas.
Aproveitem
e façam distinção entre epidemia e endemia.
“Endemia
é uma doença infecciosa que ocorre em um dado território, e que permanece
provocando novos casos frequentemente. Já epidemia é o grande número de casos
de uma doença num curto espaço de tempo”. http://www.infoescola.com/doencas/principais-endemias-e-epidemias/
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
falar sobre as epidemias apresentadas na lição, apresentem as figuras abaixo e
peçam para que os alunos falem sobre o que escutavam ou liam sobre elas.
Sars(Síndrome
Respiratória Aguda Grave)
Gripe
aviária ou Influenza H5N1
Gripe
suína ou Influenza H1N1
Observação: Faço
a indicação de leitura do texto “OMS alerta para aumento do risco de epidemias
globais”(postado abaixo).
- Para concluir, enfatizem qual o papel da igreja
neste contexto.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Origem das doenças
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a origem das doenças do ponto de vista bíblico.
Material:
½
folha de papel ofício para cada aluno
01
caneta para cada aluno
Desenho
de várias figuras geométricas
Procedimento:
-
Antes da aula: Desenhar uma figura geométrica em cada ½ folha de papel ofício,
como: triângulo, quadrado, circulo, retângulo, losango, trapézio. Cada folha
deverá ter apenas uma figura. Vejam nesta figura, nomes e as figuras
geométricas.
-
Distribuam a ½ folha de papel ofício com uma figura desenhada para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos andem pela sala e cumprimentem os colegas e copiem na
sua folha o desenho que o colega tem. O outro colega também deve fazer o mesmo
procedimento.
-
Orientem para que os alunos cumprimentem o máximo de colegas que puder.
-
Falem: Olhem para seus papéis e observem o que aconteceu. Todos possuem as
marcas uns dos outros, isto é, houve uma mistura de figuras. Este é um exemplo
figurativo de algo que se espalhou, assim também o pecado.
-
Leiam: - Leiam Romanos 5. 12 “Pelo que, como um homem entrou o pecado no mundo,
e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso
que todos pecaram”.
-
Falem: O pecado cometido por Adão e Eva alcança também todas as pessoas e traz consequências
negativas, como a separação do homem de Deus, a degeneração do corpo, as
doenças etc.
-
Falem: É sobre as epidemias globais que vamos estudar na aula de hoje. Algumas
doenças também são transmitidas pelo contato com a pessoa ou objeto infectado.
Enfatizem
que a origem de todo problema foi a existência do mal, através do pecado
cometido por Adão e Eva: a desobediência.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica 02
Dinâmica: Fazendo a minha parte
Objetivo:
Refletir sobre o compromisso cristão de orar pelos enfermos e cuidar dos doentes.
Material didático:
Perguntas a serem desenvolvidas no debate (veja sugestão)
Folhas de papel A4 ou ofício
Lista de pessoas doentes que precisam de orações e visitas
Atividade didática:
Durante a semana busque no bairro irmãos que se encontram
enfermos e faça uma lista e leve para o dia de sua aula. Divida a turma em dois
grupos, o primeiro será chamado de grupo de visita aos enfermos e o segundo
grupo de oração pelos enfermos. Cada grupo terá dez minutos para discutirem
entre si três temas e em seguida terão entre cinco a dez minutos para expor os
assuntos que foram discutidos.
Assuntos para
discussão:
Grupo de visita aos
enfermos:
-Negligência a visita aos enfermos.
-Quem visita um enfermo está demonstrando preocupação com
ele.
-Quem visita um enfermo precisa ter fé, mas também sabedoria.
Grupo de oração pelos
enfermos
-Quem ora pelos enfermos está obedecendo a um chamado divino.
-Quem ora pelos enfermos sabe a importância da fé a das
promessas de Deus na Bíblia.
-A oração pelos enfermos é algo que deve ser feito com
seriedade e muito amor.
Após a discussão fale para os alunos que não serviria de
nada apenas discutirmos o assunto e não colocarmos em prática. Agora entregue a
lista elaborada por você durante a semana para os dois grupos. O primeiro grupo
terá como tarefa durante a semana visitar os enfermos da lista enquanto que o
segundo grupo terá com responsabilidade orar a semana inteira pelos enfermos da
lista.
Na próxima aula eles deverão contar como foi a experiência.