Dinâmica:
Vida Frutífera
Objetivo:
Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa
vida espiritual e moral.
Alertar sobre a apostasia e a infidelidade a Deus.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
- Distribuam a metade da folha de papel ofício para
cada aluno.
- Orientem para que eles desenhem uma semente (do
lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do lado direito).
- Agora, solicitem que eles façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que
ou em quem está alicerçado.
Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com
poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la? É
bom ter cuidado com a apostasia e com os falsos mestres.
No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que
a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado
para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo
de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado
em todas as estações de sua vida?
- Para concluir, falem: Temos plantando boas
sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus? Não façamos
como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou Deus, com
apostasia, infidelidade a Deus.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
Plantando Boas Sementes
“Como
principiante no jardim, logo aprendi que um terreno não cultivado era impróprio
para a plantação de sementes e para o crescimento. Mas quando plantei boas
sementes numa terra bem preparada, o sol e a chuva fizeram a sua parte, até que
veio a colheita.
Um terreno bem preparado, as sementes certas e a bênção de Deus são
essenciais para a produção de frutos, não somente num jardim, mas também na
vida cristã.
O
profeta de Deus, Oseias, pregou este princípio ao povo de Israel. Eles haviam
semeado sementes de maldade e confiavam nos seus próprios caminhos, em vez de
confiar em Deus. Então eles comeram os frutos amargos de mentiras,
especialmente a mentira de que a sua própria de que sua segurança e sucesso
vinham da sua própria força militar(Oseias 10.13).
Oseias rogou a Israel para seguirem a Deus – deixaram o terreno
endurecido dos seus corações e “buscar ao Senhor”. Se eles semeassem justiça,
iriam colher a misericórdia do Senhor e Ele faria chover bênçãos sobre eles.
Está o solo do seu coração resistindo a Deus e à Sua Palavra, em vez de
ser receptivo(a)? Está você confiando na sua própria maneira de viver em vez de
confiar em Deus? Então é tempo de buscar o Senhor em sincero arrependimento,
semear atos e atitudes certas na sua vida e crescer espiritualmente. Acima de
tudo, dependa do poder de Deus e não do seu próprio para que sua vida seja
frutífera. JonieYoder
Fonte: Nosso Pão Diário (13.05.2003).
Dinâmica 02:
Dinâmica: O líder
fiel
Objetivo:
Sensibilizar os líderes para que exerçam sua função com
fidelidade diante de Deus.
Material didático:
Figuras de alguém com dinheiro na mão, vendedor,
administrador de empresa, pastor.
Pedaços retangulares de cartolina vermelha
Pedaços retangulares de cartolina verde
01 folha de papel madeira
Atividade didática:
- Coloquem no quadro as 04 figuras e façam as seguintes
perguntas:
Pessoa com dinheiro:
Vocês confiariam de colocar todo o seu dinheiro na mão de alguém infiel na
administração do dinheiro alheio?
Vendedor: Vocês
fariam suas compras com um vendedor que tem o vício de enganar as pessoas em
suas vendas?
Administrador de
empresa: Vocês confiariam a administração de uma empresa que você
tenha nas mãos de um administrador de empresa infiel e que sempre usou de
engano nas empresas que foram administradas por ele?
Pastor: Vocês
fariam parte de uma igreja onde o pastor é traidor, indisciplinado e infiel no
ministério?
- Observem as respostas e reflitam sobre elas. Certamente as
respostas serão negativas, tendo em vista a falta de fidelidade dessas pessoas.
- Agora pergunte: Por que Paulo alertou a Timóteo sobre os
apóstatas e o exortou a ser fiel em seu ministério?
Temos em Paulo um modelo de liderança servidora e fiel.
- A liderança é algo muito comum no nosso cotidiano, quer
seja na nossa família, na igreja, no trabalho etc. Ora somos lideres, ora
liderados. Vivenciamos posturas diferentes de lideres, porém esta lição
enfatiza os princípios da liderança servidora.
- Pergunte como deveria ser as formas de liderança, de um
modo geral, por aqueles que exercem o papel de liderança e anote as respostas
num quadro.
Por exemplo: Pastor, Líder do Setor, Superintendente da EBD,
dirigente de Círculo de Oração, Comissão de Visitas, regente de conjunto ou
coral, professor(a) da EBD, pregador(a), mãe, pai , no trabalho secular, etc.
- Distribuam dois pedaços de cartolina verde e vermelha para
cada aluno e solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo(cartolina
verde) e um negativo(cartolina vermelha) da liderança que eles exercem; não
precisa de identificação dos nomes dos alunos; colem numa folha de papel
madeira, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais
características precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.
- Trabalhem com a turma
o conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa
liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Ideia original: Sulamita Macedo
Adaptada por Escriba Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário