Dinâmica: Libertos
por Cristo!
Objetivo:
Compreender que o pecado é como uma prisão, e que todos nós
dependemos da graça divina para sermos libertos dela.
Material Didático:
Foto de pessoa em liberdade (livre).
Atividade Didática:
Inicie a dinâmica lendo com a classe: (João 8. 32 e 36) “...
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. “Se, pois, o Filho vos
libertar, verdadeiramente sereis livres”.
(Cl. 1. 13) “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou
para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos
pecados”.
Agora diga: Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus comendo
do fruto proibido, a Bíblia diz que a natureza, isto é, os desejos, as emoções,
e os pensamentos do ser humano ficaram corrompidos, criando no ser humano
aquilo que chamamos de natureza pecaminosa.
A partir desse momento o homem começou a ter desejo de
pecar, de satisfazer desejos pecaminosos. Isso afetou a própria natureza do
homem, natureza esta que fora criada perfeita e semelhante a de Deus.
Um exemplo desta transformação que ocorreu no homem depois
do pecado é a corrupção dos instintos que Deus deu ao homem:
1) O instinto de defesa passou a ser um instinto de
violência.
2) O instinto de reprodução passou a ser um instinto de
prostituição.
3) O instinto de sobrevivência passou a ser o instinto da
glutonaria e ganância.
A partir de então o homem passou a ser prisioneiro desta
natureza pecaminosa (Mostre a foto de alguém algemado). Mas na cruz, o Senhor
Jesus Cristo, foi em tudo o nosso substituto. Ele tomou sobre Si as nossas
dores e pecados, morrendo em nosso lugar. Cumprindo nele mesmo a condenação
eterna que estava sobre o homem, restaurando de novo o relacionamento entre
Deus e o Homem.
- Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar,
verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36).
- Nesse momento, apresente a foto de alguém em liberdade.
- Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que
Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão” (Gl
5.1).
Diga que a liberdade é uma conquista de Cristo para nós,
envolvendo uma série de benefícios, gratuitamente ofertados e aceitos pela fé,
como:
- liberdade do
pecado: Rm 8.2, 1 Jo 2.12
- libertação do juízo e da condenação – Rm 8.1
- libertação do mundo e das trevas (cegueira espiritual) –
Jo 8.12, Ef 5.8
- livres de Satanás e do seu poder – Tg 4.7
- livres da provação mundial futura – Ap 3.10.
Liberdade não é
“libertinagem” – fazer o que se quer, sem responsabilidade! Também não é
rebeldia – pois somos exortados a ser submissos a Deus – 1 Pe 5.6. Não usamos
esta liberdade para pecar! – Rm 6.15.
A liberdade é um dos benefícios da habitação do Espírito
Santo – 2 Co 3.17
Minha liberdade, em
Cristo, não me dá o direito de escolher, por exemplo, entre perdoar e não
perdoar – Lc 17.3-4. Ou ainda, deixar de dar frutos – Jo 15. Somos livres para
amar. Somos livres para servir. Somos livres para adorar. Para escolher nossa
hora de oração, e os trechos da Bíblia para nossa meditação. Podemos escolher a
igreja a que nós queremos congregar – mas nossa liberdade não significa que
deixaremos de congregar – Hb 10.25. Uma grande vantagem de nossa liberdade em
Cristo é que não precisamos mais depender de nossos próprios esforços e atos
para salvação! Livres do pecado, pela graça de Deus, estamos desembaraçados
para servir nosso Senhor e Salvador!
Por Escriba Digital
Dinâmica: Prisão e
Liberdade
Objetivo:
Compreender que o pecado é como uma prisão, e que todos nós
dependemos da graça divina para sermos libertos dela.
Material Didático:
• 1 Cartolina preta;
• 1 Tesoura;
• 1 Foto de uma árvore de sicômoro (Figueira brava);
• 1 Régua.
Atividade Didática:
Utilize a cartolina para confeccionar a grade da prisão,
corte duas tiras com 3 cm de largura no comprimento da cartolina e reserve. Em
seguida, corte tiras com 2 cm de largura e cole-as nas tiras reservadas,
formando a grade. Para que as barras da grade fiquem iguais, meça os espaços
entre as tiras de cartolina antes de colá-las.
Inicie a aula conversando com os seus alunos, afirme que
todo aquele que não recebe o Senhor Jesus em sua vida, está preso no pecado,
sendo esta uma prisão invisível que somente pode ser desfeita por intermédio da
fé em Jesus Cristo. O pecado é uma prisão que o homem sozinho não consegue se
libertar. Somente com Jesus conseguimos ser livres do pecado.
Diga à turma que Jesus deseja libertar a toda a humanidade,
não importa a condição social, idade ou raça. Ele nos ama e quer ser amigo de
todos.
Escolha um aluno e peça que fique de pé, de frente para a
classe, segurando a grade feita com a cartolina. Enfatize que esta é a condição
daquele que está preso no pecado, sem condição nenhuma de libertação. Em
seguida, rasgue a grade libertando o prisioneiro. Fale que da mesma maneira que
você destruiu a grade, libertando o aluno daquela “situação de prisão",
Jesus veio para nos libertar, destruindo o nosso pecado e tornando-se o nosso
melhor Amigo.
Ideia original: Revista de Pré-Adolescentes CPAD
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
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