Dinâmica: Semeando na natureza
Objetivo:
Conscientizar os
alunos a respeitar a natureza e entendermos o mau uso que muitos estão fazendo
dela.
- Copos
descartáveis pequenos (tipo cafezinho) com sementes variadas, um copo para cada
tipo de semente(Ex.: melancia, abóbora, maracujá, laranja, melão, mamão, tomate, graviola, etc.). É importante
que a quantidade de semente não seja menor que a quantidade de alunos, por isso
dois alunos podem receber a mesma semente. Nunca mais do que isso.
01 vasilha com
areia
Atividade Didática:
- Distribua com os
alunos os copos com sementes variadas e solicite para que eles retirem de cada
copo a sua semente e coloque-a nas mãos. Em seguida cada semente deve ser
plantada na vasilha com areia.
- Leia Gl 6.7 “...
tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
- Agora diga:
Ninguém planta laranja e vai colher mamão. É a semente que você usa que
determina a espécie do fruto que você colherá. Isso é muito importante, porque
muitas pessoas ao ignorar esse princípio se frustram esperando colheita de
semente que elas nunca plantaram antes. Como se a colheita fosse uma questão de
sorte. O que nasce sem esforço no campo é capim navalha, mato, espinhos... Mas
o fruto saudável, precisa ser plantado e cultivado. E o que Paulo está falando aos Gálatas é que
nossa colheita vai refletir o tipo de semente que temos usado. O que significa isso
na prática? Toda pessoa é livre para semear, mas não é livre para colher. É
livre para semear o que quiser, quando quiser, o que quiser, mas, após a
semeadura, será obrigado a colher a o que semeou e onde semeou. Fale ainda:
Hoje vocês semearam nesta vasilha uma boa semente, mas não é isso que vem
ocorrendo no mundo. O homem em seu estado de pecado tem destruído a natureza
com acúmulo de lixo, contaminação dos recursos naturais, contaminação da água,
do solo e dos alimentos por metais pesados, e o resultado desta má semeadura é:
terremotos, as cheias ou inundações, os tsunamis ou maremotos, as avalanches,
os deslizamentos de terra, as secas, as tempestades (tornados, tufões e
furacões), os incêndios e as vagas de frio e/ou de calor, etc.
Para finalizar
pergunte:
- Você está
satisfeito com aquilo que tem semeado na natureza? Por que?
- Existe algo que
você está semeando na natureza que não deveria ser semeado?
- Você já foi alvo
de uma triste colheita na natureza por ter feito uma semeadura errada?
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por escriba Digital
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