EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Dinâmica da Lição 05: As Epidemias Globais (Jovens)

Dinâmica.

- Apresentem o título da lição: As Epidemias Globais.
- Depois, perguntem: O que é epidemia?
Aguardem as respostas.
Aproveitem e façam distinção entre epidemia e endemia.
“Endemia é uma doença infecciosa que ocorre em um dado território, e que permanece provocando novos casos frequentemente. Já epidemia é o grande número de casos de uma doença num curto espaço de tempo”. http://www.infoescola.com/doencas/principais-endemias-e-epidemias/
 - Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para falar sobre as epidemias apresentadas na lição, apresentem as figuras abaixo e peçam para que os alunos falem sobre o que escutavam ou liam sobre elas.


                    Sars(Síndrome Respiratória Aguda Grave)
                  Gripe aviária ou Influenza H5N1
                   Gripe suína ou Influenza H1N1

 Observação: Faço a indicação de leitura do texto “OMS alerta para aumento do risco de epidemias globais”(postado abaixo).
- Para concluir, enfatizem qual o papel da igreja neste contexto.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Origem das doenças
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a origem das doenças do ponto de vista bíblico.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno
Desenho de várias figuras geométricas
Procedimento:
- Antes da aula: Desenhar uma figura geométrica em cada ½ folha de papel ofício, como: triângulo, quadrado, circulo, retângulo, losango, trapézio. Cada folha deverá ter apenas uma figura. Vejam nesta figura, nomes e as figuras geométricas.
- Distribuam a ½ folha de papel ofício com uma figura desenhada para cada aluno.
- Peçam para que os alunos andem pela sala e cumprimentem os colegas e copiem na sua folha o desenho que o colega tem. O outro colega também deve fazer o mesmo procedimento.
- Orientem para que os alunos cumprimentem o máximo de colegas que puder.
- Falem: Olhem para seus papéis e observem o que aconteceu. Todos possuem as marcas uns dos outros, isto é, houve uma mistura de figuras. Este é um exemplo figurativo de algo que se espalhou, assim também o pecado.
- Leiam: - Leiam Romanos 5. 12 “Pelo que, como um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.
- Falem: O pecado cometido por Adão e Eva alcança também todas as pessoas e traz consequências negativas, como a separação do homem de Deus, a degeneração do corpo, as doenças etc.
- Falem: É sobre as epidemias globais que vamos estudar na aula de hoje. Algumas doenças também são transmitidas pelo contato com a pessoa ou objeto infectado.
Enfatizem que a origem de todo problema foi a existência do mal, através do pecado cometido por Adão e Eva: a desobediência.

Por Sulamita Macedo.


Dinâmica 02

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: As Epidemias Globais.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, apliquem a dinâmica “Vestindo a Camisa”.
Dinâmica: Fazendo a minha parte

Objetivo:

Refletir sobre o compromisso cristão de orar pelos enfermos e cuidar dos doentes.
Material didático:
Perguntas a serem desenvolvidas no debate (veja sugestão)
Folhas de papel A4 ou ofício
Lista de pessoas doentes que precisam de orações e visitas
Atividade didática:
Durante a semana busque no bairro irmãos que se encontram enfermos e faça uma lista e leve para o dia de sua aula. Divida a turma em dois grupos, o primeiro será chamado de grupo de visita aos enfermos e o segundo grupo de oração pelos enfermos. Cada grupo terá dez minutos para discutirem entre si três temas e em seguida terão entre cinco a dez minutos para expor os assuntos que foram discutidos.
Assuntos para discussão:
Grupo de visita aos enfermos:
-Negligência a visita aos enfermos.
-Quem visita um enfermo está demonstrando preocupação com ele.
-Quem visita um enfermo precisa ter fé, mas também sabedoria.
Grupo de oração pelos enfermos
-Quem ora pelos enfermos está obedecendo a um chamado divino.
-Quem ora pelos enfermos sabe a importância da fé a das promessas de Deus na Bíblia.
-A oração pelos enfermos é algo que deve ser feito com seriedade e muito amor.
Após a discussão fale para os alunos que não serviria de nada apenas discutirmos o assunto e não colocarmos em prática. Agora entregue a lista elaborada por você durante a semana para os dois grupos. O primeiro grupo terá como tarefa durante a semana visitar os enfermos da lista enquanto que o segundo grupo terá com responsabilidade orar a semana inteira pelos enfermos da lista. 
Na próxima aula eles deverão contar como foi a experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário