EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Dinâmica da Lição 01: Uma Mensagem à Igreja Local e à Liderança (Adultos)

- Neste trimestre estudaremos a respeito das epístolas de Timóteo e Tito. Estas cartas foram escritas a dois jovens pastores (líderes) que tinham a responsabilidade de organizar as igrejas e conduzir seus ministérios de modo a agradar a Deus. A leitura destas cartas deve estimular a todos os crentes, em especial aos líderes, a manterem a pureza na vida pessoal e na doutrina.
- Introduza a aula trabalhando o tema da lição através da dinâmica “Uma mensagem à igreja local e à liderança”.

Dinâmica 01: Uma mensagem à igreja local e à liderança


Objetivo:
Sondar o conhecimento prévio dos alunos a respeito das Epístolas de Timóteo e Tito e introduzir a primeira lição do trimestre.
Material:
Papel ofício ou A4, caneta, folha de papel pardo com o quadro sugerido abaixo, fita adesiva, quadro branco.
Procedimento:
Apresente a nova revista e o tema do trimestre aos alunos. Depois escreva no quadro as seguintes indagações: "Qual o propósito das Epístolas de Timóteo e Tito?" "Quem são seus destinatários?" "Em que ano foram escritas?" "Qual o tema principal dessas epístolas?"
Depois, peça que os alunos se reúnam formando quatro grupos. Cada grupo deverá ficar com uma questão para que respondam. Em seguida, reúna os alunos novamente formando um único grupo. Explique que para estudar os livros da Bíblia de modo efetivo, precisamos responder a essas questões. Depois, juntamente com os alunos, complete o quadro. Conclua incentivando a leitura dessas epístolas.

Autoria
Paulo
Destinatários
Timóteo e Tito.
Propósito
Encorajar os jovens líderes e orientá-los quanto à organização das igrejas.
Ano em que foram escritas
A carta de 1 Timóteo foi escrita no ano de 64 d.C. (aproximadamente); 2 Timóteo no ano de 66 ou 67 e Tito no ano de 64 d. C.
Tema principal
A organização eclesiástica e o encorajamento para que os pastores desempenhem com firmeza os ministérios que receberam de Cristo.

Por Telma Bueno

Fonte: Revista Ensinador Cristão

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

________________________________________________

DINÂMICA 02


Dinâmica: Cooperadores de Paulo
Objetivo: Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.
Material:
Muitos objetos de tamanhos e pesos variados
Procedimento:
- Entreguem todos os objetos uma pessoa da sala.
- Peçam para que esta pessoa comece a andar. Observem a dificuldade de conduzir todos eles.
- Agora, chamem 02 alunos, que deverão ajudar o colega que está sobrecarregado. Observem esta nova situação: a divisão de algo com os colegas.
- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância do líder necessitar de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
- Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns.
Peçam para que 01 aluno levante os braços e quando estiver cansado, 02 colegas devem ajudá-lo, de acordo com o texto bíblico abaixo:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
- Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Tito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp  2. 19 e 25).
- Para finalizar, falem: É sobre Timóteo e Tito, 02 jovens pastores, que vamos estudar neste trimestre.
Por Sulamita Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário