EBD Fernando de Noronha

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Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dinâmica da Lição 07: Relacionamentos descartáveis? (Jovens)


Dinâmica: Apenas Um Clique!

Objetivo:
Refletir sobre o uso da Internet.
Alertar sobre os relacionamentos nas redes sociais, a exposição pessoal muito comum entre os jovens.

Material:
½  de uma cartolina de cor verde e vermelha
02 pincéis atômicos

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
- Perguntem: De que modo vocês acessam a internet?
As respostas devem girar em torno do acesso em casa, na escola, na rua, através de celular, computador, tablet etc.
- Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades, até para quem não tem computador em casa, que pode acessar numa lan-house com preço muito pequeno.
- Agora, apresentem para os alunos ½ de cartolina, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas perguntas:
Na verde: Quais os pontos positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado direito.
Entreguem a folha vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem observando a atividade e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.
- Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
Reflitam sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado, proibição.
- Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos benefícios e malefícios para a formação do caráter do adolescente.
Deixem claro a importância da Internet e a necessidade de sua utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é apenas um clique, que depende de sua vontade e autocontrole.
- Alertem sobre os relacionamentos nas redes sociais, a exposição pessoal muito comum entre os jovens.
- Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmos 1:1-2
 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”. I Co 15.33
 “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...” Cl 2.8ª
“Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101:3ª

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Construindo relacionamentos duradouros

Objetivo:
Trazer dicas importantes para se ter amizades e relacionamentos duradouros
Material didático:
Frases impressas em papel ofício ou A4
Atividade didática:
Antes da Aula:
Imprima as dicas sugeridas logo abaixo, no maior tamanho possível da folha.
Durante a Aula:
Reúna a turma em círculo, em seguida pergunte: Por que os relacionamentos dos dias atuais estão tão descartáveis? Vocês acham que os relacionamentos entre pessoas deveriam ser mais duradouros? Ouça as respostas atentamente, logo após fale que você irá apresentar algumas dicas que irão ajudar a termos relacionamentos duradouros. Apresente as frases sugeridas logo abaixo, uma a uma, discutindo sobre elas:

Frases sugeridas para discussão:
Respeite as pessoas, trate-as bem;
Aprenda a confiar nas pessoas;
Saiba retribuir as boas palavras e ações das pessoas que se relacionam com você;
Através de atitudes nobres, procure desertar no outro sentimentos de afeto, carinho e amizade;
Não tenha vergonha de demonstrar carinho e admiração em seus relacionamentos;
Não permita que pelo fato de você pensar diferente isso atrapalhe seu relacionamento;
Use a tecnologia a seu favor, mas sem desprezar os que estão pertos;
Aprenda a perdoar. Compreenda que assim como as pessoas falham com você, você também falha com as pessoas.

Encerre dizendo que um relacionamento duradouro só é possível se estivermos disposto a renunciar o nosso EU e nos esforçarmos para melhorar a cada dia as nossas relações com o nosso próximo. Um bom relacionamento não cai do céu de forma automática, ele é construído passo a passo. Não espere que o outro faça aquilo que você tem que fazer.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital

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