EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dinâmica da Lição 07: A Bíblia e a Ciência (Adolescentes)


Dinâmica: E disse Deus...

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a criação descrita em Gênesis.

Material:
01 quadro branco ou 01 folha de papel madeira ou 02 cartolinas
01 pincel para quadro branco ou 01 pincel atômico
Bíblia

Procedimento:
- Peçam que os alunos apontem algo que eles admiram na natureza.
Escrevam as respostas no quadro, procurando separar por grupo de coisas criadas em relação aos 6 dias da criação.
Vamos supor que seus alunos falem estes nomes: mar, aves, flores, fruteiras, vento, sol, cavalo, onça, eclipse lunar(ocorrido recentemente), super lua etc.
Então, vocês separam por dia, dessa forma(não tem problema que fique incompleto):
1º dia:
2º. dia:
3º. dia: mar, flores, fruteiras
4º. dia: sol, lua
5º. dia: aves
6º. Dia: cavalo, onça
- Agora, peçam para que 06 alunos leiam o que Deus criou em cada dia, nos versículos abaixo:
Gn 1. 3 a 5 – referente ao primeiro dia
Gn 1. 6 a 8– referente ao segundo dia
Gn 1. 9 a 13– referente ao terceiro dia
Gn 1. 14 a 19– referente ao quarto dia
Gn 1. 20 a 23– referente ao quinto dia
Gn 1. 24 a 31– referente ao sexto dia
À medida que as leituras forem realizadas, vocês vão acrescentando o que foi criado ao lado de cada dia, com palavras e/ou expressões objetivas.
- Depois, analisem com os alunos a sequência da criação, enfatizando a ordem das coisas criadas, por exemplo: os aninais e as aves só foram criados após a criação do reino vegetal, pois os vegetais serviram de alimentação.
- Em seguida, apresentem o seguinte questionamento:
A relva, a erva e as árvores foram criados no 3º dia. Para que pudessem se desenvolver elas precisaram de luz, mas o sol foi criado no 4º. dia. Como podemos explicar isto?
Já existia luz no primeiro dia originada de Deus(Gn 1. 3).
- Para concluir, leiam:
“No princípio Deus criou os céus e a terra”(Gênesis 1:1).
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Descobertas científicas

Objetivos:
Estudar sobre as descobertas científicas
Enfatizar que o desenvolvimento científico pode ser benéfico quando é para a glória de Deus.

Material:
Quadro ou cartolina
Celulares ou tabletes com acesso a internet

Procedimento:
- Perguntem: O que é Ciência?
Aguardem as respostas. Apresentem outras informações e elaborem uma definição de forma coletiva, partindo das ideias iniciais dos alunos.
- Afirmem que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia confirma, pelo contrário autentica sua mensagem.
- Depois, façam uma advertência quanto a argumentos apresentados por pessoas que desejam desfazer da Palavra de Deus.
Em seguida, leiam I Tm 6. 20 e 21: “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviraram da fé. A graça seja contigo. Amém.”
- Falem: Daniel predisse que a ciência se multiplicaria.
Leiam Dn 12.04 “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará”.
Enfatizem a última parte do versículo e falem sobre a atualidade desta mensagem.
- Peçam aos alunos para que citem algumas descobertas científicas e avanço da tecnologia.
Os alunos podem pesquisar na internet sobre as descobertas científicas em seus celulares, tablets etc, pois normalmente eles têm acesso a internet por meio destes objetos.
- Escrevam no quadro ou cartolina as respostas dos alunos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição, apontando que o desenvolvimento científico pode ser benéfico quando é para a glória de Deus.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Descobertas cientificas que comprovam a Bíblia

Objetivo:
Mostrar que a verdadeira ciência não desfaz a Bíblia, no entanto confirma a sua veracidade.
Material didático:
Pesquisa apresentada logo abaixo
Quadro de giz ou branco
Giz ou marcador para quadro branco
Atividade didática:
Antes da Aula:
Imprima as 5 descobertas científicas que comprovam a Bíblia
Durante a Aula:
Inicie a dinâmica perguntando: Será que existe alguma descoberta científica que comprovem a Bíblia? Se alguém tiver com algum smartphone na sala solicite que eles façam uma busca na internet, a fim de encontrar alguma coisa sobre o assunto. A medida que eles forem citando escreva no quadro. Após as citações dos alunos diga que enquanto muitos duvidam, outros usam a inteligência para mostrar que Deus é real
Enquanto alguns homens e mulheres da ciência declaram sua presunção visto que fazem questão de afirmar que não acreditam em Deus, muitos de seus colegas não só acreditam como usam sua inteligência para provar que muito do que está na Bíblia é verdade. Embora para muitos baste estar escrito nela para que creiam, outros são encorajados por essas descobertas a perceberem que o divino não está excluído da natureza somente porque algo pode ser explicado fisicamente.
A todo momento, novas descobertas comprovam as Escrituras. Grandes nomes da ciência, ao longo das eras, partiram da Bíblia para investigar o cosmos e nosso planeta, assim como seus fenômenos, sem deixar de lado a submissão a Deus. São físicos, médicos, astronautas, astrônomos, navegadores, biólogos, arqueólogos, filósofos, matemáticos, geólogos, oceanógrafos, engenheiros a vários outros que, apesar de suas mentes brilhantes, sabem que Alguém muito superior é o responsável pela origem de tudo o que existe.

Veja 5 descobertas que comprovam algumas informações da Bíblia:

As correntes marítimas
Muito antes das grandes navegações e de o mundo submarino ser explorado, o rei Davi já falava de “caminhos nos mares” na Bíblia:
“Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?
Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.
Deste-lhe domínio sobre as obras da Tua mão e sob Seus pés tudo lhe puseste:
ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo;
as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.”  Salmo 8.5-8
Essas “sendas” chamaram atenção de um importante oficial da Marinha dos Estados Unidos no século 19. Partindo desse trecho dos Salmos, Matthew Maury, pesquisador marítimo e navegador, descobriu “rios submarinos”, as correntes marinhas que hoje conhecemos e que influenciam a natureza por onde passam. Como um antigo pastor de ovelhas da Antiguidade saberia disso, se não pela inspiração de Deus? Maury, neto de um pastor cristão, confiou nisso e entrou para a História como competente marinheiro, astrônomo, historiador, oceanógrafo, meteorologista, cartógrafo, escritor, geólogo e professor dos mais respeitados.

A existência da Babilônia
Reino importante no Antigo Testamento, a Babilônia subjugou os israelitas e os escravizou por décadas. Naquele país Daniel se destacou por sua fé, fazendo reis admitirem que só o Deus único era real.
Ainda assim, muitos estudiosos alegavam que a Babilônia era um reino fictício, fruto de uma “mitologia” bíblica, até que arqueólogos encontraram vários indícios de sua existência em artefatos que comprovavam o contexto bíblico e, mais tarde, acharam a própria cidade-estado que já foi uma das mais poderosas de sua época no mundo então conhecido, no atual território do Iraque. Alguns desses artefatos estão expostos ao público em famosas instituições da ciência e da História, como o Museu de Arqueologia Bíblica Paulo Bork, em Engenheiro Coelho (como o tablete de argila na foto ao lado), São Paulo, e nos museus europeus Louvre – em Paris, França – e Britânico – em Londres, Inglaterra –, só para citar alguns.

A Terra é redonda
O formato de nosso planeta já não é novidade nem mesmo para crianças em idade pré-escolar. Mas, como já sabiam disso os seres humanos dos tempos bíblicos, quando viagens espaciais, telescópios e satélites estavam bem longe da realidade?
“Ele é O que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é Ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;” Isaías 40.22
Embora muitos teorizassem que a Terra era uma esfera milênios depois de Isaías, só no século 15 grandes navegadores como Cristóvão Colombo o provaram na prática, confirmando mais uma vez que a Bíblia estava certa e acima do entendimento humano da natureza.

A diabetes
Muito antes dos vastos conhecimentos sobre o corpo humano, o sábio Salomão já dizia em seus Provérbios:
“Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra.” Provérbios 25.27
Saúde era uma questão divina para os israelitas. Não só era importante para a sobrevivência de um reino, como também era questão de honrar a vida que Deus deu a todos, sagrada, e por isso devia ser mantida como a dádiva que era.
Hoje a ciência não esconde de ninguém que consumir carboidratos em demasia aumenta as chances de diabetes, o aumento anormal da glicose no sangue, que causa sérios problemas de saúde, abre as portas para outros, compromete bastante a qualidade de vida e pode levar à morte.
Salomão, usando a sabedoria com que Deus lhe presenteou, já aconselhava seu povo a respeito disso.

Sim, o Rei Davi existiu
Davi é uma das figuras mais importantes da história não só de Israel como do mundo. Ainda assim, muitos defendiam que ele também era apenas um herói criado para “levantar a bola” dos israelitas.
Pastor, músico, guerreiro e rei, foi um dos grandes responsáveis pela imponência que Israel conquistou, mas sempre se pôs como servo de Deus, acima de tudo, ainda que tenha cometido falhas – e, por isso, também é entre nós um dos maiores exemplos da misericórdia de Deus.
Mas outros cientistas decepcionaram aqueles céticos. Arqueólogos encontraram (e continuam a encontrar) indícios da existência de um dos reis mais importantes da História (como os artefatos na foto ao lado), ajudados pelos modernos métodos tecnológicos que permitem escavações detalhadas nos lugares em que o monarca viveu ou passou.

Fonte: www.universal.org

Adaptação da dinâmica: Escriba Digital


Algumas curiosidades científicas na Bíblia

AQUECIMENTO GLOBAL NO APOCALIPSE
Apocalipse 16:8 e 9 – “E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória”.
A temperatura do Planeta está se elevando nestas últimas décadas e os resultado serão furacões e mais furacões (Hemisfério Norte) e ciclones (Hemisfério Sul); até a nossa calma costa brasileira já sofre com essas super-tempestades.

O COLAPSO DO SOL NAS PROFECIAS
O Sol vai desaparecer. As profecias bíblicas apontam para isso e os cientistas seguem na mesma direção em suas pesquisas. Apocalipse 22:5 afirma:“E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre”. Essa descrição do novo planeta restaurado após o milênio indica a ausência da estrela solar.
Uma nova análise mostra que o Sol está mais ativo agora do que em qualquer outra época nos últimos mil anos.

A BIBLIA JÁ REVELAVA QUE AS ESTRELAS SÃO INCONTÁVEIS
"Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar..." Gênesis 15:5
No final do século passado, a surpresa. O Hublle, um telescópio instalado fora da atmosfera, e circulando extratosfera do planeta, fotografou o espaço sideral de forma nunca já vista. As estrelas chegavam a conta dos trilhões.

A BÍBLIA JÁ DECLARAVA QUE A TERRA ESTAVA SUSPENSA NO COSMOS
“Ele [Deus] estende o norte sobre o vazio; suspende a Terra sobre o nada." Jó 26:7
Hoje sabemos que o Planeta com uma Massa de Seis tilhões de toneladas, está ´suspenso sobre o nada´, como a narrativa bíblica declarou a quase 4000 anos.

A BIBLIA JÁ DECLARAVA QUE A TERRA ERA REDONDA
“Ele é o que está assentado sobre o globo da Terra..." Isaías 40:22.
Antes dos gregos (Pitágoras III AC) afirmarem que a terra era redonda, o profeta e porta voz do Deus Eterno, seu servo Isaias, já havia declarado o fato.

A BÍBLIA JÁ DECLARAVA QUE A LUA NÃO POSSUI BRILHO PRÓPRIO
Jó 25:5  “Eis que até a lua não tem brilho...”
Segundo os cientistas a magnitude da Lua Cheia é de -12,7, sendo, portanto o objeto mais brilhante do céu depois do Sol. Mas essa luminosidade não é própria; é uma reflexão dos raios solares que incidem sobre o satélite natural.

A BIBLIA JÁ DECLARAVA QUE O AR TEM PESO
"Quando regulou o peso do vento, e fixou a medida das águas” Jó 28:25.
O barômetro, instrumento usado para medir a pressão atmosférica, só foi inventado em 1643, entretanto, a Bíblia já declarou antes disso que o ar (ou a atmosfera) tem peso!



Fonte: http://ciencianabiblia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário