EBD Fernando de Noronha

EBD Fernando de Noronha
Escola Bíblica Dominical - O melhor lugar para se estar!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Dinâmica da Lição 06: Relacionamento Sentimental (Jovens)


Dinâmica: Relacionamento sentimental

Objetivo: Refletir sobre os ingredientes para um excelente relacionamento sentimental.

Material:
01 bala ou 01 pirulito com formato de coração para cada aluno
Observação: se desejarem simular o que está descrito no procedimento, utilizem os materiais abaixo:
01 tigela transparente
01 caneta
Papel colorido para escrever algumas palavras
Uma colher
Uma forma de bolo ou outro objeto com formato de coração

Procedimento:
- Vamos elaborar uma receita de para um excelente relacionamento sentimental?
Quais ingredientes não podem faltar entre o casal?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
O nome de cada ingrediente deve ser escrito em papel pequeno e colorido.
- Vejam algumas sugestões de ingredientes e quantidade:
7 colheres de carinho
7 colheres de companheirismo
7 colheres de compreensão
7 colheres de respeito
7 colheres de sinceridade
7 colheres de fidelidade
7 colheres de saudade
7 colheres de cumplicidade
7 colheres de abraço
7 colheres de beijo
7 colheres de fermento do amor
Observação: o número 7 foi escolhido por se tratar do número da perfeição, mas vocês podem escolher outro.
- Agora, vamos ao modo de preparar:
Junte todos os ingredientes numa tigela transparente da vida conjugal, que deverá estar limpa.  Mexa com uma colher da união. Enquanto mexe, ore, vigie e cante. Despeje a massa numa forma do desprendimento untada com tolerância. Coloque no forno do coração, durante o tempo necessário para que a massa cresça e fique pronta, depois recheie e cubra com felicidade. Desenforme e sirva quente para duas pessoas de forma generosa.
Cuidado! Não coloque na geladeira, pois se ficar frio perde o sabor.
- Para concluir, distribuam 01 bala ou 01 pirulito em forma de coração para cada aluno.
Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Amor ou Paixão

Objetivos:
Refletir sobre relacionamento verdadeiro
Aprender a diferenciar entre amor e paixão
Material didático:
2 cartolinas guache
Pincel atômico
Atividade didática:
ANTES DA AULA:
Confeccione dois cartazes utilizando cartolina guache e pincel atômico: o primeiro mostrando as características do verdadeiro amor enquanto que o segundo trazendo os aspectos da paixão. Procure unir um próximo ao outro conforme modelo logo abaixo.
DURANTE A AULA
Ao final da aula divida a turma em dois grupos. Coloque o cartaz em um local visível. Fale que um grupo irá explicar cada uma das características do verdadeiro amor, enquanto que o segundo grupo irá apresentar os aspectos da paixão. Leia cada característica, uma de cada grupo, em seguida eles farão o que entenderam. Assim será feito com a segunda a terceira até a última.

AMOR
PAIXÃO
O QUE MAIS ATRAI É O CARÁTER
O QUE MAIS ATRAI SÃO OS OLHOS
ADMIRA QUE ELE REALMENTE É
ADMIRA PELO SEU CORPO BONITO
REALACIONAMENTO ESTÁVEL
REALACIONAMENTO INSTÁVEL
SÓ EXISTE VERDADE
EXISTE MUITAS MENTIRAS
NÃO É EGOÍSTA, POIS PENSA NO OUTRO
É EGOÍSTA, POIS PENSA EM SI
CONFIA POIS CONHECE A PESSOA AMADA
INSEGURANÇA, VIVE COM CIÚMES
CALMO E PROTETOR
AGITADO E AGRESSIVO
BUSCA CONHECER A VONTADE DE DEUS
SÓ DESEJA FAZER A SUA VONTADE

Encerre mostrando que uma pessoa que ama se comporta de forma diferente da que está apaixonada. O amor, normalmente, está relacionado a um sentimento bonito, estável e sereno, mais controlável e menos temido, enquanto a paixão quando nos invade, domina nossos pensamentos, é tida como arrebatadora, turbulenta e, muitas vezes, sofrida e egoísta.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Diigtal

Nenhum comentário:

Postar um comentário