EBD Fernando de Noronha

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quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Dinâmica da Lição 06: A sabedoria e a solidez para a vida (Juvenis)


Dinâmica: Faça o que o Mestre mandar

Objetivo:
Refletir sobre a obediência a Cristo e a Sua Palavra.

Material:
Uma venda

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos, enfatizando a importância de conhecermos o Mestre e Sua Palavra.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros ensinos
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer a Cristo e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia Original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Dinâmica: A sabedoria no livro de provérbios

Objetivo:
Mostrar a importância da sabedoria divina na vida prática do cristão.

Material didático:
Cartolina Guache
Pincel atômico
História: Um velho sábio

Atividade didática:
Coloque em um local visível um pequeno cartaz com o significado da palavra sabedoria.
Sabedoria = prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão.
Analise esse conceito, dando bastante atenção à palavra sensatez. Conte a história que segue.

História: Um velho sábio
Diz uma lenda que existia um velho que tudo sabia e tudo adivinhava. Certo dia, dois meninos resolveram pôr o sábio à prova.
"Vamos levar um passarinho vivo, escondido na mão, e perguntar a ele: ‘Está vivo ou morto?’ Se ele disser que está morto, a gente solta o passarinho vivo. Se disser que está vivo, a gente esmaga o passarinho na mão e mostra que ele errou."
Dito e feito.
"Que é que eu tenho na mão?", perguntou um dos garotos.
"Um passarinho", afirmou o sábio.
"Está vivo ou morto?"
O velho olhou o menino no fundo dos olhos e respondeu:
"A resposta está em suas mãos".
Pergunte:
1. Que teria ocorrido, se ele tivesse escolhido uma das opções dadas pelo garoto?
2. O home da história era sábio ou inteligente?
3. Ao responder de tal forma, o velho agiu sabiamente ou quis fugir da questão para se livrar de uma situação difícil?
4. O cristão que não teme ao Senhor, no entanto é uma pessoa muito inteligente, pode-se dizer que ele tem a sabedoria de Deus em sua vida? Por que?
5. Qual a importância prática da sabedoria de Deus na vida de um cristão?

Diga que o livro de Provérbios é um verdadeiro compêndio da sabedoria do povo hebreu. São sentenças curtas, porém carregadas de significados e verdades que foram aprendidas no dia a dia dos israelitas.
Sente-se com seus alunos em círculo. Faça um comentário geral a respeito da sabedoria no livro de Provérbios. Explique que a sabedoria do livro e ensinar os leitores a viverem de forma justa, correta e ética. O objetivo é levar as pessoas a expressarem, no seu dia a dia, a sabedoria de Deus. Embora o livro também trate das questões da vida, do dia a dia, ele é um convite à busca da sabedoria que vem do alto, a divina. Em seguida, escreva no quadro: inteligência x sabedoria. Peça que os alunos expliquem qual a diferença entre ser sábio e ser inteligente. Depois faça a seguinte pergunta: "Salomão era sábio ou inteligente?" Ouça os alunos com atenção. Explique que segundo a Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal (CPAD), ser "sábio significa pôr em prática aquilo que sabemos". Muitos são inteligentes, mas não aplicam aquilo que sabem para o bem. Então de que adianta tanta inteligência? Salomão foi sábio e inteligente, mas quando ele deixou de aplicar os princípios de Deus em sua vida deixou de agir com inteligência e acabou cometendo tolices. Conclua explicando que para ser sábio e viver com inteligência precisamos conhecer e aplicar a Palavra de Deus em nosso dia a dia.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital

Um comentário:

  1. Excelente vai nos ajudar bastante na abordagem de hoje de nossos TEENs, onde falaremos sobre: "Todo TEEN é bom aluno"

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