Dinâmica: Escrevendo cartas
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as epístolas do Novo Testamento.
Material:
21 envelopes de cores, a saber: 13 verdes, 02 amarelos, 01 vermelho, 03 azuis, 01 alaranjado, 01 bege.
(vocês podem escolher outras cores, estas que indiquei são sugestões, apenas).
Procedimento:
- Escrevam no quadro a palavra “Epístola”.
- Perguntem o que significa a palavra “Epístola”.
Aguardem as respostas.
Epístola é a mesma coisa que carta.
- Falem: No Novo Testamento há 21 cartas, que dão nome a 21 livros dos NT.
- Apresentem 21 envelopes de cores diferentes:
A cor verde para as 13 cartas do apóstolo Paulo.
A cor amarela para as 02 cartas do apóstolo Pedro.
A cor azul para as 03 cartas de João
A cor laranja para a única de Judas
A cor bege para a carta aos Hebreus de autoria desconhecida
- Depois, façam o seguinte procedimento, por etapas:
Primeiro entreguem 13 envelopes verdes para os alunos.
Falem que são 13 as cartas de Paulo. Peçam para que eles escrevam o nome Paulo no lugar do remetente.
Vamos conhecer os destinatários?
Peçam que os alunos escrevam os nomes dos destinatários(um destinatário para cada envelope).
Aos cristãos em Roma
Aos cristãos de Corinto(duas vezes)
Aos cristãos da Galácia
Aos cristãos de Éfeso
Aos cristãos de Filipos
Aos cristãos de Colossos
Aos cristãos de Tessalônica(duas vezes)
A Timóteo, pastor da igreja de Éfeso(duas vezes)
A Tito, pastor da ilha de Creta
Ao cristão Filemon
Entreguem para os alunos o assunto de cada carta, conforme quadro da revista(página 34). Devem estar digitados e separados.
Os alunos devem colocar o assunto referente a cada carta dentro do envelope.
- Este mesmo procedimento deve ser realizado nas demais cartas(ver quadro da página 36 da revista).
Observação: Dessa forma, os alunos terão uma visão panorâmica das 21 cartas do NT, conhecendo os remetentes, destinatários e um resumo do conteúdo de cada uma delas.
- Peçam para que os alunos abram a Bíblia no índice do NT e identifiquem cada carta com os nomes dos 21 livros do Novo Testamento.
- Agora, trabalhem sobre a necessidade das cartas naquela época do início da igreja e a importância do conteúdo das cartas para os destinatários.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Responda diferente
Objetivo:
Despertar nos alunos o interesse pela leitura das epístolas.
Material didático:
Cópias da lição 05 de adolescentes: O que são as Epístolas
Atividade didática:
Antes da aula:
Tire cópias da lição a ser estudada para os alunos que não tem lição.
Entregue as cópias aos alunos.
Ao final da aula:
a) O Professor solicita a um aluno que use a criatividade para elaborar uma pergunta sobre as epístolas paulinas;
b) O Professor solicita a outro aluno que responda à pergunta feita pelo colega;
c) O Professor solicita a um terceiro aluno que responda à mesma pergunta de uma outra maneira. Esta outra maneira poderá ser:
c.1) Com outra informações;
c.2) Substituindo palavras por outras, que poderão ser sinônimas, ou não;
c.3) Invertendo a ordem das palavras;
c.4) Falando com uma entonação especial de voz;
c.5) Expressando a resposta por gestos;
c.6) Expressando a resposta por desenhos e sinais, ou por figuras etc. O aluno usará, então, sua criatividade;
d) O Professor solicita ao aluno que elaborou a pergunta que diga qual das duas formulações de resposta prefere e por quê.
Observações:
1ª.) O Professor poderá comentar a pergunta, as duas formulações da resposta e, também, a preferência manifestada pelo aluno que elaborou a pergunta;
2ª.) A dinâmica deverá ter continuidade com a elaboração de uma nova pergunta, de modo que sejam feitas três perguntas sobre as epístolas paulinas e três sobre as epístolas gerais;
3ª.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem da lição e manifestando percepções pessoais.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Ideia original: DINÂMICAS DE LEITURA PARA SALA DE AULA de Mary Rangel, Editora Vozes.
Adaptada por Escriba Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário