Dinâmica: Bicho Preguiça
Objetivo: Refletir sobre a preguiça e o trabalho através do comportamento do bicho preguiça e da formiga.
Material:
Figura do bicho preguiça
Figura de formigas
Versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem: Que tipo de animal você acha que parece com você? Por quê?
Orientem que “parecer” não quer dizer que é igual, ou que apenas tenha algumas características físicas semelhantes, mas também leva em consideração atitudes e comportamento do animal.
Aguarde um pouco de tempo(3 minutos)
- Agora, peçam que cada aluno fale o nome do animal e a razão desta escolha.
- Depois que todos tiverem falado, façam um breve resumo do que você ouviu, dizendo: Observamos aqui que vocês apresentaram características positivas ou negativas do animal que você acha que parece com você.
- Agora, apresentem a figura de uma preguiça e peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem sobre este bicho.
- Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal), mas a falta de coragem para realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas pessoas possuem.
Daí, a razão por que o bicho preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça que o ser humano pode apresentar.
- Depois, mostrem a figura de várias formigas.
- Perguntem: Vocês já observaram o comportamento das formigas?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade, trabalhando.
- Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre a formiga?
Depois, apresentem o versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam para que os alunos leiam em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos.
- Agora, trabalhem os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.
Vejam na orientação pedagógica como iniciar a aula, antes da realização da dinâmica e do estudo do tema. Vocês vão precisar de um despertador.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Fugindo da preguiça e da maldade
Alertar o quanto a preguiça e a maldade são prejudiciais para a vida cristã.
Material didático:
Papel e caneta
Atividade didática:
Divida a turma em dois grupos. Entregue a cada grupo papel e caneta. O primeiro grupo encontrará três qualidades do preguiçoso e o que fazer para melhorar, o segundo grupo três formas de maldades e o porquê disso. Dê a cada grupo entre cinco a sete minutos para elaborar suas tarefas, em seguida cada grupo terá cinco minutos para apresentar o seu trabalho.
Faça o fechamento da dinâmica dizendo que o livro de Provérbios é cheio de sabedoria e advertências contra a preguiça. Ele diz que o preguiçoso odeia trabalho, que ele adora dormir, que ele dá desculpas para viver como preguiçoso, e que ele em sua preguiça desperdiça tempo e energia. Provérbios também nos diz que há um fim certo para o preguiçoso: O preguiçoso se torna um servo (ou devedor, e que seu futuro será descoberto pois ele nada alcança. Portanto, não deve haver espaço para preguiça na vida de um Cristão. A preguiça viola o propósito de Deus nas nossas vidas, pois até mesmo no Céu, continuaremos a trabalhar e a servir a Deus, mesmo quando não estivermos mais afetados pela maldição.
Vença a preguiça lembrando dos benefícios que o trabalho produz. O melhor jeito de superar a preguiça é começar. Motive-se! A preguiça é falta de motivação. Por isso, encontre prazer nas tarefas do dia a dia. Só gostando do que a gente faz que a gente vai conseguir deixar a preguiça para trás de uma vez por todas!
Encerre dizendo que a maldade tomou conta da mente humana. Muitos não respeita seu próximo. Cada um só pensa em si mesmo e em ficar rico. Até o pobre despreza o outro. O ser humano se esquece que existe um Deus Vivo que o observa e julga suas intenções. Todos são pecadores. Mas aqueles que se esforçam para agradar a Deus e respeitam o próximo, sempre terão a proteção e a ajuda de Deus. E aqueles que fazem o mal, pagarão pelo mal que fizerem. Por isso deem atenção ao que dizem as Escrituras Sagradas, para não serem pegos de surpresa. “O Deus Eterno diz: ‘Eu vou castigar o mundo por causa das suas maldades; vou castigar as pessoas perversas por causa dos seus pecados. Acabarei com o orgulho dos vaidosos e humilharei as pessoas violentas. Quando Eu acabar de castigá-los, as pessoas que ficarem vivas serão mais raras do que o ouro, do que o ouro puro de Ofir. No dia em que Eu, o Eterno, o Todo-Poderoso, mostrar a Minha ira e o Meu furor, farei que os céus tremam e que a terra saia do seu lugar.’” (Isaias 13.11-13)
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário